Saltar para o conteúdo

HighVolumeHDF e mortalidade reduzida

O tratamento de hemodiafiltração de alto volume pode reduzir significativamente as taxas de mortalidade2

O último estudo CONVINCE reforça nossa convicção original: todo paciente deve ter a chance de se beneficiar da terapia HighVolumeHDF.

Efeito da Hemodiafiltração (HDF) ou Hemodiálise (HD) sobre a mortalidade na insuficiência renal.

Blankestijn PJ, Vernooij RWM, Hockham C, Strippoli GFM, Canaud B, Hegbrant J, Barth C, Covic A, Cromm K, Cucui A, Davenport A, Rose M, Török M, Woodward M, Bots ML; para os Investigadores do Comitê Científico CONVINCE.
N Engl J Med 24 de agosto de 2023; 389(8):700-709.

Desenho e métodos do estudo

Objetivo: investigar se a HDF em altas doses oferece benefícios de sobrevida em comparação com a HD de alto fluxo convencional.

Pacientes: 1.360 pacientes de 61 centros de diálise em oito países europeus, tratados com HD de alto fluxo e considerados candidatos a um volume de convecção de pelo menos 23l por sessão.

Desenho: um estudo pragmático controlado e randomizado 1:1 com resultados avaliados ao longo de 30 meses (média). Foram designados 683 pacientes para a HighVolumeHDF on-line e 677 pacientes para a HD de alto fluxo. A HighVolumeHDF significa HDF pós-diluição com produção on-line de fluidos e volume de convecção ≥23 litros por sessão.

Método: metas de volume de convecção alcançadas com ajuste gradual ao longo de 2-3 semanas; intervenções e desfechos avaliados ao longo de 30 meses (média)

Desfecho primário: morte por qualquer causa.

Desfecho secundário: os principais desfechos secundários foram mortalidade por causa específica, combinação de eventos cardiovasculares fatais e não fatais, transplante renal e hospitalizações recorrentes por qualquer causa e por causas relacionadas a infecções

Resultados

Desfecho primário:
Óbito por qualquer causa ocorreu em 118 pacientes (17,3%) no grupo de HDF e em 148 pacientes (21,9%) no grupo de HD. Os pacientes do grupo de HDF tiveram uma taxa de mortalidade 23% menor (risco relativo (RR), 0,77; intervalo de confiança (IC) de 95%, 0,65-0,93; P = 0,005).

Desfecho secundário:

  • O risco de morte por causas cardiovasculares e o desfecho composto de desfechos cardiovasculares fatais ou não fatais foram semelhantes no grupo de HDF e no grupo de HD; com uma redução da morte relacionada à infecção a favor da HDF em altas doses, inclusive de Covid-19 (RR, 0,69; IC 95%, 0,49 a 0,96).
  • O valor de Kt/V ao longo do estudo foi maior no grupo de HDF do que no grupo de HD (1,74 vs. 1,65).
  • O volume de convecção-alvo de pelo menos 23 Litros foi alcançado em 92% das sessões de HDF aplicadas, com um volume de convecção médio estável de 25,2 litros ao longo do estudo.

 

Taxa de mortalidade 23% menor no grupo de HDF em comparação com o grupo de HD

Conclusões

O estudo CONVINCE encontrou um risco menor de morte por qualquer causa em pacientes que receberam HighVolumeHDF do que entre pacientes que receberam HD de alto fluxo. As mortes relacionadas à infecções e problemas cardiovasculares mostraram uma sugestão de benefício para a HDF. O estudo difere de estudos anteriores, pois envolveu pacientes que eram prováveis candidatos a HDF em altas doses quase o tempo todo. Não foi identificada uma associação entre a falha em atingir a meta de alta dose e qualquer característica específica do paciente ou tipo de acesso vascular. Os resultados do estudo apoiam a evidência de que a terapia HighVolumeHDF pode resultar em um benefício de sobrevida clinicamente importante.

baixar o resumo do estudo CONVINCE

 

Faça isso por seus pacientes: aumente o volume!

2 Blankestijn PJ et al., CONVINCE Scientific Committee Investigators, Effect of Hemodiafiltration or Hemodialysis on Mortality in Kidney Failure,  N Engl J Med 24 de agosto de 2023;389(8):700-709