Pular para o conteúdo

Gerenciamento de fluidos para hemodiálise

Silhueta de um homem azul transparente

Cardioproteção eficaz

  • Mortalidade reduzida1
  • Redução de episódios de hipotensão intradialítica2
  • Potencial de economia de custos

Gestão avançada de fluidos para uma cardioproteção eficaz

O aumento crônico de volume é uma condição comum entre os pacientes com doença renal crônica e está diretamente associado com à hipertensão, ao aumento da rigidez arterial e à hipertrofia ventricular esquerda. Em última análise, é um dos principais fatores que contribuem para o alto índice de morbidade e mortalidade relacionado com a doença cardiovascular entre esses pacientes. De forma oposta, demonstrou-se que alcançar normo-hidratação por meio de uma efetiva terapia de Gestão de Fluidos está associado com um melhor resultado para pacientes de HD.3 O BCM-Body Composition Monitor - é o principal componente do programa de terapia de Gestão Avançada de Fluidos da Fresenius Medical Care. Mede e quantifica o status dos fluidos do paciente e fornece uma base de decisão confiável para uma eficaz gestão nutricional e de fluidos. O BCM é parte fundamental da linha de produtos CorDiax.

A gestão avançada de fluidos pode alcançar:
Melhora no bem-estar do paciente
Menos complicações intradialíticas e episódios de hipotensão
Melhor controle da hipertensão
Redução da medicação anti-hipertensiva
Redução da mortalidade cardiovascular

 

Potencial economia em custos na gestão de fluidos

Em pacientes em diálise, a sobrecarga de fluidos está associada com complicações agudas, incluindo insuficiência cardíaca congestiva e edema pulmonar. A sobrecarga de fluidos pode exigir diálise de emergência fora das sessões de diálise de rotina. Esses tratamentos adicionais são comuns e caros. Em uma pesquisa nos Estados Unidos, o custo no período de dois anos do estudo foi de aproximadamente US$ 266 milhões.4

BCM-Body Composition Monitor

Da tecnologia à terapia

O peso corporal e o IMC (Índice de Massa Corporal) não fazem nenhuma distinção entre músculo, gordura e água. Além disso, a composição do corpo é frequentemente descrita em termos de massa livre de gordura e massa gorda (gordura), não considerando a hidratação excessiva.

O BCM é o primeiro equipamento do mercado a diferenciar massa muscular da sobrecarga de fluidos patológicos. Isso é de especial interesse para a detecção de desnutrição em pacientes com a doença renal crônica.

Saiba mais sobre a gestão de fluidos para hemodiálise

O BCM-Body Composition Monitor separa o excesso de fluido (excesso de hidratação) dos componentes dos tecidos magro e adiposo do corpo, com base em um modelo exclusivo de composição corporal.

O BCM-Body Composition Monitor 

BCM - Monitor de Composição Corporal
Quantificação do status do fluido para proporcionar mais confiança na Gestão de Fluidos O Monitor de Composição Corporal é o primeiro equipamento do mercado a diferenciar massa muscular da sobrecarga de fluidos patológicos.  Isso é de especial interesse para a detecção de desnutrição em pacientes com a doença renal crônica.

Os três compartimentos

Medição da sobrecarga de fluidos
Peso corporal = Massa de tecido magro + Massa de tecido adiposo + Hidratação excessiva (OH) Os três compartimentos são identificados a partir de medições do peso corporal, altura, água intracelular e extracelular determinadas por espectroscopia de bioimpedância de corpo inteiro.

Orientar o paciente em hemodiálise quanto ao caminho seguro entre a sobrecarga de volume e a desidratação pode ser difícil na prática clínica diária.

  • A avaliação do estado dos fluidos com base em indicadores subjetivos tem sido um fator limitante, em função da falta de objetividade.
  • Muitas vezes outros métodos estão indisponíveis, são caros ou difíceis de manusear.
  • E o mais importante: eles são incapazes de quantificar a sobrecarga ou a deficiência de fluidos. 


O BCM é o único dispositivo de composição corporal especialmente projetado para utilização em pacientes com DRC e é a base do programa de terapia de Gestão Avançada de Fluidos da Fresenius Medical Care. Mede e quantifica os principais parâmetros nutricionais e de fluidos e fornece uma base de decisão confiável para a gestão nutricional e de fluidos de pacientes em diálise.

O BCM realiza as medições de maneira não invasiva, rápida e com ótima relação custo-benefício.

Reg. ANVISA/MS nº80133950078

Clique aqui para baixar o programa de instalação do BCM.

Conteúdo relacionado

1 Wizemann V. et al., Nephrology Dialysis Transplantation (2009); 24: 1574-1579.

2 Machek P. et al., Nephrology Dialysis Transplantation (2010); 25: 538-544.

3 Arneson T. et al., Clinical Journal of the American Society of Nephrology (2010); 5: 1054-1063.

4 Arneson T. et al., Clinical Journal of the American Society of Nephrology (2010); 5: 1054-1063.