Convivendo com a doença renal crônica
Quando a diálise é necessária?
No mundo todo, mais de 2.500.000 pacientes são submetidos à diálise por causa da doença renal crônica. O estágio de ‘insuficiência renal’ é atingido quando ambos os rins param, ou quase param, de fazer seu trabalho (com menos de 15% da função normal).
Se a doença renal progredir para o estágio 5, as toxinas e o excesso de líquido são acumulados no corpo. Como consequência, estes devem ser eliminados através de um procedimento de purificação do sangue. Este procedimento é chamado de diálise.
A doença renal crônica é tratável e existem três tipos básicos de tratamentos disponíveis, dependendo da constituição física e de outras possíveis doenças: transplante, hemodiálise e diálise peritoneal.
Serviços e produtos de diálise
Graças ao enorme avanço médico da diálise e das máquinas de diálise, o “rim artificial” está ajudando milhões de pessoas a continuar aproveitando suas vidas por mais tempo e com qualidade, apesar da doença.
A Fresenius Medical Care é a empresa líder mundial no mercado da terapia de substituição renal, oferecendo uma gama completa de produtos e serviços que ajudam os pacientes a conviver com a doença renal.
Aproveite a vida apesar da doença
Se, em um primeiro momento, receber um diagnóstico de doença renal crônica pode ser um choque, também pode significar o início de um novo capítulo na vida.
É inevitável que mudanças aconteçam devido à doença renal e ao tratamento. No entanto, a vida continua. Muitas pessoas com doença renal crônica aprenderam a conviver com o tratamento de diálise. A equipe médica e assistencial poderá fornecer informações úteis, e todo o apoio sobre como lidar com muitos dos desafios que uma pessoa com doença renal enfrenta. O contato com outros pacientes também ajuda.
Você pode retornar ao trabalho ou continuar os estudos enquanto faz diálise. Após iniciar o tratamento e se sentir melhor, a equipe multiprofissional poderá ajudar acertando seus horários de tratamento para melhor adaptação às atividades de estudo e trabalho e ao seu estilo de vida.
Outra alternativa é a hemodiálise domiciliar assistida, ou diálise peritoneal, que permite maior flexibilidade e um cronograma mais livre.
Nutrição e exercício
Seus hábitos alimentares agora necessitam de mais atenção, mas ainda é possível saborear uma refeição fora de casa. Seu nutricionista pode ajudá-lo a fazer escolhas conscientes quando estiver selecionando suas refeições nos cardápios dos restaurantes.
Você pode retornar a muitas das atividades que tinha antes da doença. Fazer exercícios regularmente e se manter em forma é importante para todos, e isso inclui pessoas com doença renal.
Sua doença pode ser um desafio diário. Mas, para manter o controle, três coisas são importantes:
- Controle sistemático de sua alimentação
- Realização de atividade física todos os dias
- Trabalhar com seu médico e com sua equipe multidisciplinar, que sempre poderão ajudar e apoiar
Diálise nas férias
Ser submetido à diálise três vezes por semana não precisa significar o fim das viagens ao exterior, nem das férias.
O Programa Holiday Dialysis International dá aos pacientes a oportunidade de receber tratamento em centros de diálise fora do país, oferecendo-lhes a liberdade de viajar. Todos os centros de diálise da Fresenius Medical Care estão equipados com um padrão comparável e oferecem os mesmos altos níveis de qualidade.
Ao escolher um dos nossos centros, o paciente continuará a receber o serviço ao qual ele está habituado. A equipe da Fresenius Medical Care vai assegurar que a equipe do centro de diálise de férias tenha todas as informações médicas e de diálise de que necessitem. Então, o paciente pode se concentrar em aproveitar suas férias e se divertir!
Para obter mais informações, consulte em seu centro de diálise por “Diálise no exterior”.