Saltar para o conteúdo

Transplante duplo: um ano após a retomada

Após treze anos sem realizar o procedimento de transplante duplo (rim e pâncreas), o Rio de Janeiro volta a praticar esta terapia.  À frente desta retomada está o Nefrologista e Consultor da Fresenius Medical Care, Dr. Pedro Túlio, que realizou o transplante combinado na paciente Danielle Bastos, jovem de 33 anos.

O transplante duplo é uma terapia indicada para pacientes com doença renal crônica em estágio avançado combinada ao diabetes tipo 1, onde o pâncreas deixa de secretar insulina, fator este que pode levar à nefropatia diabética e à doença renal crônica.

A fila de espera por um transplante duplo é semelhante, mas pacientes com diabetes do tipo 1 e doença renal crônica podem ter acesso ao rim e ao pâncreas simultaneamente.

Dr. Pedro Túlio relata que o procedimento deixou de ser oferecido no Rio de Janeiro por muitos motivos. Entre eles, a falta de estrutura de hospitais públicos e o subfinanciamento do SUS. Para o especialista, é muito significativo voltar a fazer este tipo de transplante. “Dado todo o contexto de pausa e retomada, é muito gratificante voltar a realizar esta terapia tão importante”, afirma Túlio.

“O transplante me possibilitou fazer novos planos” – Danielle Bastos

Danielle Bastos descobriu o diabetes na infância. Aos 26 anos, teve diagnosticada a doença renal e, depois de diversos tratamentos, optou por recorrer ao transplante duplo, pois o procedimento lhe daria mais qualidade de vida e trataria tanto o diabetes, quanto a disfunção renal.

A princípio, a paciente buscou a realização do procedimento no estado de São Paulo, já que os hospitais do Rio de Janeiro não realizavam a terapia naquele momento.  Danielle conta que foi uma longa espera. “Eu aguardei na fila de São Paulo por dois anos, até que o meu médico informou que eu poderia realizar o procedimento no Rio de Janeiro e que era possível pedir transferência. No mesmo instante, fiz isso. Então, fui chamada para o tão esperado transplante”, conta.

Apesar dos desafios, a jovem relata que teve uma recuperação rápida. Na visão de Danielle, o transplante lhe possibilitou fazer novos planos. “Minha recuperação foi extraordinária e a equipe médica foi maravilhosa. Agradeço ao meu doador e a sua família”, conclui. A jovem relata que se mantém empenhada com o tratamento. Além de seguir hábitos alimentares saudáveis, é rigorosa com os horários dos remédios.

 

Dr. Pedro Túlio | CRM : 5272164-6