Saltar para o conteúdo

FME e Dia D da Diálise

Evento, realizado no Centro do Rio de Janeiro, reúne cerca de 170 pessoas e faz um alerta sobre a importância do tratamento de hemodiálise

No dia 29, a Fresenius Medical Care – FME realizou uma ação em prol do Dia D da Diálise, no Centro do Rio de Janeiro. A inciativa, em apoio à Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplantes - ABCDT, teve como foco conscientizar a população sobre a prevenção da doença renal. O evento contou com um público de 170 pessoas composto por profissionais de saúde, pacientes renais, colaboradores da FME e sociedade civil.

Na ocasião, houve distribuição de panfletos educativos com orientações e dicas sobre saúde renal. No stand da FME, os visitantes puderam interagir com o jogo “Caminho do Rim Saudável”. A atividade abordou os fatores de risco para a doença renal, como a hipertensão e o diabetes, com o objetivo de alertar a população sobre a prevenção da doença renal.

Para Gilson Nascimento, Presidente da Associação dos Doentes Renais e Transplantados do Estado do Rio de Janeiro - ADRETERJ, o Dia D da Diálise trouxe resultados positivos. “Tivemos 170 pessoas presentes para dizer sim à hemodiálise. Queremos melhorar a qualidade da diálise e proporcionar um tratamento melhor para as pessoas. Em um ano, houve uma conscientização do governo e da secretaria estadual de saúde”. Na visão de Nascimento, hoje, a motivação das instituições públicas não é apenas financeira, mas também de preservar vidas.

Confira mais detalhes sobre o Dia da Diálise 2019:

Jornal GloboNews
Apenas 7% dos municípios do Brasil têm clínicas de diálise
 

Revista Saúde – Abril:
Dia D da Diálise: um ótimo tratamento que esbarra em desafios