Saltar para o conteúdo

Doar sangue: uma ação simples que pode salvar até quatro vidas

Doar sangue é uma atitude altruísta e voluntária. Segundo o Centro de Hemoterapia e Hematologia do Rio de Janeiro (HEMORIO), uma única bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas. No dia 14 de junho é comemorado o Dia do Doador de Sangue, uma data importante que faz com que esta ação seja lembrada e estimulada. Fique atento aos critérios para doação de sangue e às recomendações que devem ser seguidas.

Se tem entre 18 e 69 anos, pesa mais de 50 Kg e está saudável você é um potencial doador. Jovens com 16 e 17 anos podem doar mediante a autorização dos pais. No dia da doação é necessário apresentar um documento oficial com foto, ter feito uma refeição e não ter ingerido alimentos gordurosos nas primeiras três horas que antecedem a coleta.

Fatores impeditivos para a doação

Existem alguns fatores impeditivos para doação que são adotados pelos hemocentros para que não haja risco de contaminação entre o doador e receptor tais como: gripe, resfriado, tatuagens e piercings (com menos de um ano), amamentação (um ano após o parto), uso de alguns medicamentos, extração dentária, anemia, cirurgias, entre outros.

Nos estoques dos hemocentros todos os tipos sanguíneos são importantes, pois sempre há quem precise de transfusão. O corpo possui cerca de cinco litros de sangue e cada bolsa doada suporta uma quantidade de 500 ml, que tem validade de um mês e cinco dias.  O procedimento dura, em média, uma hora e é recomendado que o doador fique em repouso entre cinco e dez minutos após a coleta.

O Ministério da Saúde listou todos os hemocentros localizados no país. Confira as informações relativas aos horários de funcionamento, endereços e telefones de cada polo através do link: http://portalms.saude.gov.br/saude-de-a-z/doacao-de-sangue/hemocentros-no-brasil .