Saltar para o conteúdo

Vacinação: um ato de amor à vida

| Notícias locais

Em 17 de outubro é celebrado o Dia Nacional da Vacinação, uma data que visa conscientizar sobre a importância de manter em dia o calendário de vacinas, assim como, incentivar e valorizar a prática. A imunização é uma das principais formas de prevenir doenças, ao proteger de vírus e bactérias.

Apesar de sua importância e das comprovações científicas positivas, o Brasil vive um momento em que uma parcela da população questiona a eficácia das vacinas, como ocorreu com os imunizantes contra a Covid-19 e Poliomielite. De acordo com o Ministério da Saúde, a cobertura vacinal no país vem caindo consideravelmente nos últimos anos, principalmente, a do público infantil. Apesar do índice desejado ser superior a 90%, desde 2012 os valores têm ficado abaixo do esperado e, em 2021 a porcentagem foi de 60,7%.

Segundo a Dra. Cristiane Rosa, Médica Infectologista e Coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente da Fresenius, é extremamente necessário que toda a sociedade se proteja. “Se poucas pessoas se vacinarem, maiores são as chances de termos de volta doenças que foram erradicadas, muitas vezes, de formas mais graves”, pontua.

Toda a população que não se vacina corre sérios riscos de desenvolver doenças de forma mais severa, mas pacientes com doença renal crônica têm maior risco de desenvolver doenças nas suas formas mais intensas. “Então, garantir vacinas para cada faixa etária, na dose e na frequência correta, ajuda esses pacientes a terem menos complicações”, afirma Dra. Cristiane.

Dia V da Vacinação

Para reforçar a importância sobre a imunização, a Fresenius aderiu ao Dia V da Vacinação. Entre 10 a 13 de outubro de 2022, a equipe da FME avaliou todo o esquema vacinal dos pacientes, para checagem de vacinas como da gripe, da hepatite, da Covid-19, do Tétano e outras estão em dia.

Vacine-se! O combate às doenças inicia pela prevenção!

 

Créditos: Freepik