Saltar para o conteúdo

Setembro Amarelo: mês de conscientização sobre a prevenção ao suicídio

A campanha do Setembro Amarelo tem como objetivo conscientizar a população sobre a prevenção ao suicídio, bem como chamar a atenção para a necessidade de cuidar da saúde mental. Embora haja ações organizadas durante todo o mês, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio é celebrado no dia 10 de setembro.

Iniciativas de valorização da saúde mental na fábrica de Jaguariúna

Na Fábrica Fresenius - Jaguariúna (SP), são implementadas inúmeras atividades ligadas ao Setembro Amarelo, com o intuito de reforçar e estimular o cuidado com a saúde mental. Na Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho e Meio Ambiente (SIPATMA), por exemplo, o tema sempre ganha destaque. 

Além disso, profissionais da enfermagem do trabalho conduzem, regularmente, exames periódicos junto aos colaboradores a fim de avaliar o bem-estar de cada um. Em 2024, além de mensagens positivas reforçando a ideia de que vale a pena viver, o setor de RH irá convidar uma psicóloga para conversar com os colaboradores sobre o tema.

Bruno Almeida, Coordenador de EHS & Facilities – Site de Jaguariúna, explica que a intenção é valorizar os profissionais, as mensagens e as informações que tratam com seriedade e responsabilidade o assunto. 

"O objetivo é fazer com que todos levem o tema para além da fábrica, ajudando quem estiver precisando de apoio. O foco da Fresenius é cuidar da saúde de todos os colaboradores para que eles possam desempenhar suas funções e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida dos pacientes renais".

Jovens precisam de atenção

Um estudo desenvolvido pelo Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs/Fiocruz Bahia), em colaboração com pesquisadores de Harvard, mostra que a taxa de suicídio entre jovens cresceu 6% ao ano entre o período de 2011 e 2022, no Brasil. Já as taxas de notificações por autolesões na faixa etária de 10 a 24, aumentaram 29% a cada ano neste mesmo intervalo de tempo. O número foi maior do que na população geral, cuja taxa de suicídio teve crescimento médio de 3,7% ao ano e a de autolesão 21% ao ano.

Caso necessite de apoio emocional gratuito, disque 188 e ligue para o Centro de Valorização da Vida.

O foco do Setembro Amarelo é valorizar os cuidados com a saúde mental (Foto: Freepik)