Saltar para o conteúdo

Segurança dos pacientes é um pilar essencial nas clínicas Fresenius

| News | Notícias locais

A constituição e registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), é um requisito legal e tem papel fundamental na promoção da segurança do paciente e na melhoria contínua dos serviços de saúde.

Visto como uma premissa nas clínicas da Fresenius, a segurança é uma temática essencial. Sendo assim, as unidades da FME têm Protocolos de Segurança que abordam todos os riscos relacionados às pessoas em tratamento.

Os principais pilares que garantem a segurança dos pacientes nas clínicas FME são:

  • Engajamento da equipe na cultura de segurança.
  • Capacitação de todos os profissionais do estabelecimento de saúde nos procedimentos a serem realizados;
  • Identificação e mitigação dos riscos relacionados à terapia de maneira individualizada;
  • Envolvimento dos pacientes e familiares na responsabilidade por sua segurança.

 

A Dra. Cristiane Ribeiro, Médica Infectologista e Coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente, comenta sobre a dinâmica aplicada nos centros de nefrologia para resguardar aqueles que estão em tratamento. “A segurança do paciente é revista mensalmente em reuniões da equipe, onde são avaliados vários parâmetros, como a qualidade da água para hemodiálise, a disponibilidade e o funcionamento dos equipamentos, dentre outros aspectos”.

Silvia Manfredi, Gerente Nacional de Enfermagem, destaca a importância da cultura de segurança dentro da empresa: “Ela é fundamental, pois uma vez disseminada nas unidades, em todos os setores, transforma atitudes, comportamentos e competências, de modo a favorecer a implementação de práticas assistenciais, gerenciais e operacionais seguras. O resultado é a redução de eventos adversos”.

Aline Resende, Coordenadora de Qualidade, fala sobre a sua atuação frente ao núcleo de segurança do paciente: “Meu papel é garantir que as unidades FME estejam regulares junto à ANVISA e utilizem a ferramenta NOTIVISA, da própria instituição, sistematicamente. Ao registrar eventos, investigar causas e promover ações corretivas e preventivas, desenvolvemos uma cultura de segurança robusta e reduzimos riscos”.

Continue acompanhando as nossas notícias.

Foto: freepik