Profissionalismo, inclusão e respeito
Profissionalismo, inclusão e respeito
O dia 21 de setembro é marcado como o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, criado com o objetivo de conscientizar a população sobre a luta anti-capacitista, instituída pela Lei nº11.133/2005. A Fresenius possui em seu quadro de colaboradores profissionais com deficiência que desempenham com precisão e excelência os seus trabalhos. Isso só é possível a partir das oportunidades oferecidas, sejam através de vagas de emprego ou com a criação de um ambiente acolhedor, respeitoso e equitativo.
Segundo Carla Fritsch, Coordenadora de Recrutamento, a Fresenius, no decorrer dos anos, busca a inserção de pessoas com deficiência em seu quadro de colaboradores. Um exemplo é o Programa Incluir. “Oferecemos oportunidades para todos os profissionais qualificados, independentemente de gênero, raça, deficiência ou qualquer outra característica. Proporcionamos um ambiente saudável, motivador e respeitoso”, acrescenta Carla.
Há oito anos, Luana Correa é a Enfermeira Chefe da Fresenius Taguatinga. Ela foi diagnosticada com Retinopatia da prematuridade (RDP) no olho esquerdo e afirma amar trabalhar na Fresenius pelo comprometimento da empresa com o tratamento dos pacientes. “Fornecemos oportunidades para que a vida seja desfrutada em sua plenitude”, pontua. Além disso, Luana acrescenta que a sua deficiência nunca foi uma questão: “Fui acolhida e incluída profissionalmente de forma bem saudável, e exerço meu trabalho com excelência”.
Segundo Luciana Bento, Técnica de Enfermagem da CDR Taquara, em seus 22 anos de casa, o respeito e a compreensão de todos os colaboradores a fazem ter orgulho de integrar o time. “Me sinto uma profissional respeitada e valorizada”. Outro ponto importante para Luciana é a relação entre os profissionais e pacientes: “Tenho prazer em trabalhar em um local que se preocupa com todos”.
O mesmo sentimento é compartilhado por Thiago de Lima, Atendente Administrativo - Gerencia de Serviços de RH & Facilities. Há um ano e cinco meses, ele se sente parte de uma grande família: “É muito bom estar em uma empresa que te valoriza. A Fresenius é comprometida em integrar pessoas com deficiência”. De acordo com o profissional, a data celebrada é importante para que sejam lembrados os espaços conquistados. “É um marco, uma oportunidade para toda a sociedade olhar para nós e enxergar que somos capazes, apesar de algumas limitações”, finaliza Thiago.
“Buscamos sempre oferecer um ambiente de trabalho cada vez mais plural, inclusivo e saudável. Acreditamos que quanto maior a diversidade, maiores serão as trocas, os diálogos e o relacionamento”, acrescenta Audrey Paciello, Diretora de Recursos Humanos.