Saltar para o conteúdo

Outubro Rosa: informação e autocuidado a favor da saúde e da vida

| News | Notícias locais

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo. Para o Brasil, foram estimados 73.610 casos novos da doença, em 2023, sendo a principal causa de mortalidade por câncer entre as mulheres no país. Neste mês, a sociedade civil, os profissionais e as instituições de saúde se unem em apoio ao Outubro Rosa, campanha internacional criada na década de 1990 para informar e conscientizar a população quanto aos sintomas, aos riscos e às principais formas de prevenção.

Lais Pereira, que atua na área de Produção da Fábrica de Jaguariúna da Fresenius, recebeu o diagnóstico de câncer de mama em 2014. Ao buscar a ajuda de um profissional, após sentir dores em um dos seios, ela fez exames complementares e, em outubro daquele ano, a biópsia confirmou a doença. Em seguida, a profissional iniciou as sessões de quimioterapia como forma de tratamento.

A campanha é importante para conscientizar as pessoas sobre os exames preventivos, afirma Lais. Desta forma, elas conseguirão se cuidar e, em quadros mais graves, ter mais sucesso na cura. "A prevenção é o melhor remédio. Não deixe de conhecer o seu corpo. No caso de qualquer alteração, procure um médico. Não tenha medo, pois é possível vencer o câncer, assim como eu consegui".

Atenção aos sintomas e sinais

Segundo o INCA, os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são:

Caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor;

Pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja;

Alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos;

Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).

Continue acompanhando as nossas notícias.

Créditos: divulgação