Saltar para o conteúdo

Novembro Azul: mês de conscientização sobre o câncer de próstata

| Notícias locais

Desde 2003, novembro foi o mês escolhido para conscientizar a população mundial sobre o câncer de próstata. Em tons de azul, a campanha alerta principalmente aos homens sobre a importância da rotina de cuidados com a saúde e, em especial, da prevenção e diagnóstico precoce do câncer. 

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), os tumores malignos da próstata correspondem ao tipo de câncer mais incidente entre os homens (excluindo-se os casos de câncer de pele comuns), com a estimativa de 65.840 novos casos para o ano de 2020 no Brasil, correspondendo a 29,2% dos tumores no sexo masculino. 

Prevenção e cuidados com a saúde 

Manter uma rotina de cuidados com a saúde colabora para a prevenção da doença, bem como de outros tipos de câncer. Segundo o INCA, é importante que os homens adotem uma rotina de hábitos saudáveis, com dieta balanceada, prática regular de exercícios físicos e controle do peso corporal

O toque retal e a dosagem do PSA no sangue são os exames mais importantes a serem realizados, onde 20% dos tumores são detectados por conta de alterações encontradas. No câncer de próstata, é primordial descobrir precocemente para aumentar as chances de cura do paciente. Por isso, mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 50 anos devem ir ao urologista conversar sobre os cuidados com a saúde. Entretanto, caso haja histórico familiar, recomenda-se iniciar os cuidados aos 45 anos. 

Em geral, quando os homens apresentam sintomas, como dor ao urinar ou sangramento, a doença já está em fase avançada, o que dificulta sua cura.

Não deixe a sua saúde em segundo plano, cuide-se!

Continue acompanhando as nossas notícias.

Créditos: freepik