Saltar para o conteúdo

Novembro Azul: autocuidado e prevenção são essenciais para a saúde masculina

| News | Notícias locais

Em 2023, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) e o Ministério da Saúde se uniram em apoio à campanha de projeção mundial Novembro Azul. A iniciativa chama atenção para a importância dos cuidados com a saúde masculina e para a prevenção do câncer, especialmente, o de próstata. Segundo o Ministério da Saúde, esse é o tipo da doença mais incidente entre os brasileiros em todas as regiões do país, atrás apenas dos tumores de pele não melanoma.  

Em relação aos cuidados da população masculina com a saúde, Dr. Luciano Martins, Diretor Médico da CDR Nova Iguaçu, compartilha um pouco da sua experiência na rotina de atendimentos no consultório: “Percebo que a busca dos ambulatórios tem foco em doenças como hipertensão, diabetes e alguns casos de cálculo renal, estes quando estágios avançados. Na verdade, há desinformação e até mesmo preconceito por parte dos homens em procurar a avaliação da saúde prostática e da saúde sexual”.

Nesse sentido, o especialista alerta sobre a urgência da quebra de tabus, preconceitos, medos e desinformações. “Com o mundo interativo e globalizado de hoje, necessitamos de uma divulgação mais educativa e visual, onde o poder de alcance e a sensibilização, por meio de uma linguagem clara e fácil, seja usado para que o homem busque o equilíbrio da sua saúde, não só estética ou dietética, mas também física e hormonal”.

Na visão de Dr. Luciano, os profissionais de saúde têm um papel fundamental dentro dessa engrenagem que incentiva o autocuidado e a prevenção aos homens: “Cabe a nós esclarecermos e orientarmos os pacientes a buscarem o bem-estar em todos os aspectos, quebrando os possíveis tabus e paradigmas. O acolhimento perpassa pela conduta profissional clara, segura e confiante. Dessa forma, obtemos uma abordagem fácil, paralelamente com uma medida preventiva de alto padrão e resultados”, finaliza.

Continue acompanhando as nossas notícias e saiba mais sobre o nosso jeito de cuidar

Créditos: divulgação