Pular para o conteúdo

Experiência na clínica auxilia na adesão ao tratamento renal

| News | Notícias locais

Caio Monteiro de Barros, de 77 anos, foi diagnosticado com a doença renal em 2022.  Após a intensificação dos sintomas, ele entendeu  a importância da  adoção dos cuidados, dando início ao tratamento renal.

“Custei a  perceber que a  qualidade de vida está na rotina do tratamento”, explica o paciente. Desde então, Caio frequenta a CDR Taquara, localizada no Rio de Janeiro, três vezes por semana e só coleciona bons momentos vividos na unidade. “Me sinto muito bem aqui na clínica. A equipe é muito especial, sem exceção. Médicos, enfermeiros, equipe multidisciplinar, administração, recepcionista e os profissionais da limpeza”, elenca.

Dia a dia do tratamento renal

A rotina do paciente é determinada a partir de uma avaliação com o médico. É neste momento que serão definidas, por exemplo, quantas sessões de diálise deverão ser feitas por semana. Além da prescrição sobre como o tratamento renal  precisa seguir, também é necessário  realizar o acompanhamento com nutricionista com o objetivo de ser orientado sobre quais alimentos devem  ser privilegiados na dieta ou evitados.

Outro fator importante o envolvimento da família. É relevante saber que é possível aproveitar a vida sem comprometer a saúde.

Melhora na qualidade de vida com o tratamento renal

Caio está ciente da importância de ficar atento à rotina para manter a qualidade de vida. E sabe que, nas  clínicas Fresenius, todos os profissionais estão atentos a essa premissa. “Gosto da preocupação que a clínica tem em ligar para o paciente a fim de saber o motivo quando a gente precisa faltar”, detalha.

Diante de tal acolhimento, ele redescobriu a beleza da vida enquanto cuida da saúde. Na confraternização de Natal de 2023 da unidade, ele foi o Papai Noel. “Me senti como se eu andasse no céu, estava flutuando. Eu estava muito tocado neste dia.  Na ocasião, dancei e fiz um discurso, ou seja, me reencontrei com o meu eu interior”, comemora.

Caio faz questão de finalizar ressaltando que não encontraria  a qualidade do tratamento renal e a atenção que tem nas clínicas Fresenius em outro lugar.

Encontre um Centro de Nefrologia e Diálise da Fresenius Medical Care perto de você

Imagem: Divulgação