Equipe de enfermagem da Fresenius apresenta dois artigos no Congresso Brasileiro de Nefrologia
Equipe de enfermagem da Fresenius apresenta dois artigos no Congresso Brasileiro de Nefrologia
Este ano, Congresso foi realizado de forma 100% virtual
Com a proposta de oferecer atualização científica e manter a integração da comunidade nefrológica mesmo nestes tempos de restrições e recomendação de distanciamento social, o Congresso Brasileiro de Nefrologia (CBN) foi realizado totalmente online no mês de outubro. Com relação à apresentação de trabalhos científicos, a FME foi representada por um grupo de colaboradores que apresentou dois estudos com diferentes abordagens.
Na visão da Dra. Ana Beatriz Barra, Diretora Médica, o Congresso é sempre uma ótima oportunidade dos profissionais terem acesso às novas tecnologias e métodos e, ainda, compartilharem saberes científicos e experiências com o intuito de aperfeiçoar práticas, processos e conhecimento.
Essas não são as primeiras pesquisas de autoria de Regina Alves, Gerente Nacional de Enfermagem, expostas no CBN. Ano passado, Regina recebeu o selo de trabalho destaque pelos organizadores do XX Congresso Paulista de Nefrologia e, desta vez, apresentou dois artigos junto ao seu time. O primeiro foi A importância da adequação das clínicas de diálise no enfrentamento da COVID-19 e o segundo, Redução do índice de infecção do acesso vascular – o legado da COVID-19. Para ela, as conclusões obtidas serão valiosas nas rotinas de diversas clínicas.
Luciene Conceição, Coordenadora de Enfermagem, participou da implementação das medidas necessárias nos centros de nefrologia durante a pandemia. Entendendo a necessidade de cada unidade, a Coordenadora relata que a FME manteve a qualidade da assistência, investindo em novos protocolos clínicos. Os padrões aplicados se tornaram objeto da primeira pesquisa.
Já Felipe Basílio, também Coordenador de Enfermagem, contribuiu em ambos os estudos com o levantamento de dados e, também, no desenvolvimento de capacitação às equipes. “Mesmo online, os treinamentos foram muito produtivos”. O Coordenador conta que foi gratificante divulgar as práticas da FME no CBN.