Saltar para o conteúdo

Entenda quais são os cuidados necessários para cada tipo de acesso vascular

| News | Notícias locais

O acesso vascular é essencial para os pacientes renais por permitir a realização da hemodiálise através da adequação do fluxo de sangue ao tratamento. Para que as sessões ocorram sem contratempos, é necessário manter o local higienizado. Dessa forma, é possível reduzir o risco de infecções e outras complicações.

Confira quais são os tipos de acessos vasculares disponíveis e os cuidados essenciais para a correta manutenção de cada um deles.

Fístula ou prótese

Fístula ou prótese são os acessos vasculares que viabilizam a execução da hemodiálise para o paciente renal.

Quais são os cuidados necessários?

  • Antes da diálise: lave bem as mãos e a fístula com água e sabão mesmo que já tenha tomado banho em casa. Seque delicadamente com papel toalha. Não cubra o braço após lavar a fístula. Avise ao enfermeiro sobre qualquer alteração identificada.
     
  • Durante a diálise: não cubra o braço da fístula. Peça ajuda à equipe de enfermagem para se alimentar ou se movimentar na poltrona. Acione os profissionais se sentir qualquer desconforto no braço da fístula.
     
  • Após a diálise: não tenha pressa! Pressione a gaze por 5 minutos ou até parar o sangramento. Mantenha o curativo por 6 a 8 horas. Após esse período, retire o curativo e lave o braço com água e sabão. Se a sua fístula ou prótese sangrar em casa, pressione com uma gaze estéril ou pano limpo. Se o sangramento persistir, mantenha o local pressionado e procure o hospital mais próximo.
     

É importante verificar o funcionamento da fístula ou prótese uma vez ao dia. Em caso de mal funcionamento, febre, inchaço, vermelhidão ou dor, a clínica em que a hemodiálise é realizada deverá ser procurada.

Não autorize que verifiquem a pressão, apliquem medicação ou coletem sangue no braço em que o acesso está localizado. Para uma melhor manutenção, evite blusas apertadas, relógios ou utensílios que possam impedir o fluxo de sangue.

Cateter venoso central

O cateter venoso central é um dispositivo instalado em uma veia calibrosa, geralmente, na jugular, com a ponta na câmara cardíaca em duas vias, permitindo a saída e o retorno do sangue.

Quais são os cuidados necessários?

  • Antes da diálise: realize higiene corporal em casa, protegendo o curativo com plástico limpo. Avise ao enfermeiro sobre qualquer mudança percebida. Semanalmente, o seu curativo e o dispositivo tego serão trocados pelo enfermeiro.
     
  • Durante a diálise: mantenha o cateter e as linhas de sangue descobertos. Peça ajuda à equipe de enfermagem para se alimentar ou se movimentar na poltrona. Acione os profissionais se sentir qualquer desconforto.
     
  • Após a diálise: vá com calma. A pressa não ajudará! Aguarde a colocação da proteção das vias do cateter.

Não remova o curativo do cateter em casa. É importante, também, mantê-lo sempre com o protetor. Na troca do curativo, a enfermeira e o paciente devem usar máscara cobrindo o nariz e a boca.

A clínica de hemodiálise necessita ser procurada caso o cateter saia acidentalmente, o curativo seja molhado, seja verificada a presença de sangramento, pus ou vermelhidão na região, ou o paciente apresente febre.

Conheça a nossa rede de clínicas.

Foto: freepik