Saltar para o conteúdo

Entenda os cuidados que os pacientes renais devem ter durante o inverno

| News | Notícias locais

O último dia 20, marcou a chegada do inverno. Para o paciente renal, a época mais fria do ano requer cuidados. Pensando em seu bem-estar, confira algumas dicas para que o período seja aproveitado com conforto e segurança. 

Cuidados com a alimentação no inverno

Como de costume, é recomendável que o paciente renal dê preferência aos alimentos in natura e minimamente processadoscomo arroz, feijão, legumes e verduras cozidos e frutas em temperatura ambiente, por exemplo. É fundamental seguir as orientações de preparo recomendadas pela equipe de saúde. 

Paciente renal pode consumir sopa no inverno?

Sim, é permitido. Mas, por se tratar de um alimento líquido, precisa ser considerado no consumo total de líquido do dia. É necessário evitar o seu acúmulo excessivo entre as sessões de diálise, pois pode ocasionar inchaço, aumento da pressão arterial, problemas no coração e outras intercorrências. 

Quais são os cuidados com a hidratação para pacientes renais que fazem ou não hemodiálise?

Aos pacientes renais cuja diálise não é necessária, sem sinais de retenção de líquido e que não foram orientados pelo médico a realizar algum tipo de restrição, a indicação é a mesma utilizada para a população em geral: ingerir cerca de dois litros de água por dia, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Já os que estão em tratamento de diálise, é importante seguir as orientações da equipe médica e manter o controle da ingestão de bebidas e alimentos líquidos. Lembrando que o volume permitido de líquidos é individual, uma vez que considera as características e o histórico de cada paciente.

Em caso de dúvidas, busque sempre um profissional de saúde de confiança.

Saiba como aproveitar o melhor da estação de maneira segura (Freepik)