Saltar para o conteúdo

Doença Renal Crônica: entenda quais são os tratamentos disponíveis

| News | Notícias locais

Atualmente, a Doença Renal Crônica acomete cerca de dez milhões de brasileiros, segundo estimativa da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN). De acordo com o último Censo Brasileiro de Diálise, 148 mil pacientes realizam algum programa dialítico. Entre as opções de tratamento disponíveis, há a Hemodiálise Convencional (HD), a Diálise Peritoneal (DP), a Hemodiálise Domiciliar e a Diálise Peritoneal Assistida. Com o objetivo de explicar as características de cada modalidade, entrevistamos a Dra. Cácia Matos, Coordenadora Médica Nacional de Diálise Peritoneal da Fresenius Medical Care. Confira.

- Qual a diferença entre Hemodiálise e Diálise Peritoneal?

Dra. Cácia Matos: na Hemodiálise, a eliminação das toxinas do sangue é realizada através de um filtro extracorpóreo acoplado a uma máquina. Já na Diálise Peritoneal, tal processo é feito por meio uma membrana existente dentro da cavidade abdominal (peritônio), com a infusão e a drenagem de uma solução de diálise.

-Quais são as principais características da Hemodiálise?

Dra. Cácia Matos: a HD convencional é realizada na clínica de diálise, no mínimo, três vezes por semana e requer que o paciente tenha um acesso vascular adequado (fístula ou cateter).

-Quais são as principais características da Diálise Peritoneal? E os benefícios?

Dra. Cácia Matos: o procedimento é feito em casa pelo próprio paciente (autocuidado) ou cuidador e não necessita de acesso vascular. Para infusão e drenagem dos banhos de diálise, é usado um cateter peritoneal (tubo flexível permanente no abdome).  O tratamento pode ser realizado à noite, durante o sono, e permite mais flexibilidade e autonomia, além de oferecer mais facilidade para conciliá-lo com atividades de trabalho ou estudo.

-Para qual paciente está indicada a Diálise Peritoneal?

Dra. Cácia Matos: muito usada em crianças, idosos, pacientes com problemas cardiovasculares, mobilidade reduzida ou que moram muito longe de um centro dialítico. Entretanto, pode ser uma alternativa para qualquer paciente que considere o método mais adequado ao seu estilo de vida (quem trabalha ou estuda, por exemplo).

-Existem outras modalidades?

Dra. Cácia Matos: existe a Hemodiálise Domiciliar, realizada na residência do paciente com assistência direta de uma enfermeira, e a Diálise Peritoneal Assistida, conduzida por profissional de saúde na residência do paciente que não tem possibilidade de autocuidado ou cuidador. Essas duas alternativas são utilizadas criteriosamente em casos específicos, proporcionando conforto e facilitando a reabilitação do paciente.

Quanto à Hemodiálise Domiciliar, Fernanda Baldotto, Gerente Médica Nacional de Serviços Hospitalares da Fresenius, complementa: “Temos muito foco em conseguir desospitalizar esses pacientes que, de alguma forma, poderiam ficar internados por conta da hemodiálise, já que são impossibilitados de comparecer a uma clínica”. 

Em caso de dúvidas, busque sempre orientação médica.