Saltar para o conteúdo

Doação de sangue: um ato de amor ao próximo que salva vidas

| Notícias locais

No dia 25 de novembro, celebramos o Dia Nacional do Doador de Sangue, uma data destinada a agradecer a todos aqueles que disponibilizam um pouco de seu tempo para praticarem esse gesto que salva vidas e, também, que tem o propósito de sensibilizar a população sobre a importância do ato. De acordo com o Ministério da Saúde, o mês foi escolhido por ser um período no qual os estoques de sangue, em geral, ficam baixos nos hemocentros de todo o país, devido à proximidade das férias, datas comemorativas e outros acontecimentos.

Ainda segundo o Ministério, em 2021, apenas 1,4% da população brasileira doa sangue de forma regular, abaixo dos 2% ideais definidos pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e muito inferior aos 5% registrados em países europeus. Durante os meses da pandemia da COVID-19, o número de doações caiu 50% em algumas regiões do país.

Doação de sangue proporciona qualidade de vida

Tal gesto colabora com a manutenção da saúde de inúmeras pessoas, visto que com apenas uma doação é possível ajudar a salvar até quatro vidas, segundo o Ministério da Saúde.

Não apenas os pacientes que realizam uma cirurgia necessitam da doação.  A transfusão de sangue pode ser diária e contínua, em casos de anemias crônicas, complicações da dengue, febre amarela, tratamentos de câncer e acidentes que causam hemorragia.

Benefícios para quem doa sangue

Além de salvar vidas, o doador também é beneficiado pelo ato. Conforme informações do Ministério da Saúde, a doação reduz a viscosidade do sangue, sendo assim, o voluntário torna-se menos propenso a desenvolver doenças do coração. Além disso, ela colabora com a redução de alguns tipos de câncer, pois diminui os efeitos oxidativos por conta da renovação das células mais velhas do corpo.

Para ser um doador de sangue, a pessoa precisa ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50kg, não estar gripado, resfriado ou com febre e não ter ingerido nenhum tipo de bebida alcóolica nas 12 horas que antecedem a doação. Além disso, é importante que o voluntário tenha dormido, pelo menos, seis horas nas últimas 24 horas, estar alimentado e respeitar o limite de doações anuais – quatro para homens e três para mulheres. No site do Ministério da Saúde você encontra mais informações sobre a doação.

Seja um doador de sangue, salve vidas!

Créditos: freepik