Saltar para o conteúdo

Dia Nacional do Livro: apoio à leitura ajuda em tratamento

| Notícias locais

No dia 29 de outubro, foi celebrado Dia Nacional do Livro. A escolha da data aconteceu em homenagem ao dia em que foi fundada a Biblioteca Nacional do Brasil, localizada no Rio de Janeiro (RJ), quando a Real Biblioteca Portuguesa foi transferida para a colônia, em 1810.

A Fresenius valoriza o papel da leitura e busca incentivar esse hábito dentro e fora de suas unidades. A companhia patrocina há mais de três anos o Projeto Ler — Salão Carioca do Livro, iniciativa a favor da democratização do acesso à leitura. A quarta edição aconteceu em maio deste ano, na Zona Portuária do Rio de Janeiro.

Um livro pode ser um excelente companheiro durante a hemodiálise, como relata Sandra Leonor, pedagoga aposentada e paciente de 66 anos da CDR Macaé: "A leitura me proporciona uma viagem durante o procedimento". Ela afirma ler desde criança, com predileção por livros históricos, e aponta que a prática a ajudou muito no desenvolvimento da sua linguagem. De leituras recentes, ela recomenda a obra "Torto Arado", escrita pelo autor baiano Itamar Vieira Junior e vencedor do Prêmio Jabuti em 2020.

Gisele Mendez, Assistente social que atua na unidade de Macaé, explica fazer parte das orientações aos pacientes apresentar atividades que tornem o tempo da diálise mais proveitoso, além de promover o conhecimento: "A leitura é uma forma de viajar e permitir que os pensamentos saiam da atual situação de estar em uma cadeira por quatro horas, é o momento de relaxar, de diminuir o estresse e a ansiedade".

A Fresenius conta ainda com o Clube Clínica, iniciado em janeiro de 2021, onde ações são realizadas pela equipe do Núcleo de Atenção Psicossocial (NAP), responsável por elaborar atividades cognitivas, recreativas e de socialização: palavras-cruzadas, rodas de conversas com leitura de temas informativos, música, dinâmicas de integração, entre outras iniciativas, sempre respeitando as necessidades de cada paciente.

 

Créditos: divulgação