Saltar para o conteúdo

Dia Mundial do Rim é tema de campanha da Fresenius Medical Care

| News | Notícias locais

Na data de 14 de março, o Dia Mundial do Rim, é fundamental chamar a atenção para a saúde de um órgão essencial do corpo humano. Em 2024, a Fresenius Medical Care promove uma campanha com o tema “Saúde Renal começa com Conscientização”, alertando sobre o cuidado com o diagnóstico preventivo e os fatores de risco que podem indicar a necessidade de tratamento renal.

A ação está alinhada à liderada pela Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) que, neste ano, adotou o mote: “Saúde dos Rins: exame de creatinina para todos”, valorizando a importância do diagnóstico precoce e do acesso aos recursos terapêuticos.

A creatinina é uma substância produzida pelos músculos como resultado do consumo de energia. Ela chega aos rins por meio da corrente sanguínea, onde é filtrada, e, posteriormente, eliminada durante a excreção. Por conta disso, uma alta nesta taxa pode indicar um desequilíbrio.

Cuidados com o seu corpo no Dia Mundial do Rim

Neste Dia Mundial do Rim, a SBN estima que, a cada ano, cerca de 21 mil brasileiros precisam iniciar a hemodiálise ou diálise peritoneal. Submeter-se a esse procedimento é um sinal de que os rins não estão funcionando de maneira apropriada, fazendo o processo chamado de filtragem do sangue. Em condições normais, essa ação é realizada várias vezes ao dia pelos rins nativos.

Com a  insuficiência, o que deveria ter sido naturalmente eliminado, acumula-se, gerando uma situação fora do normal.

Funcionamento do organismo

A Sociedade de Nefrologia ensina que é preciso avaliar o desempenho dessa engrenagem, antes que ela tenha uma falência completa.

De acordo com a instituição, os rins desempenham quatro funções:

-Filtragem do sangue, com o objetivo de eliminar toxinas;

-Regulação da formação do sangue e dos ossos;

-Regulação da pressão sanguínea;

-Controle do balanço químico e de líquidos do corpo.

Hipertensão e diabetes não adequadamente tratados são a principal causa da falência renal. Portanto, a prevenção destas duas doenças e o acompanhamento adequado quando elas já estão instaladas são os principais fatores de cuidado com a saúde renal.

Aproveite o Dia Mundial do Rim e avalie o seu!

Dia Mundial do Rim é tema de campanha da Fresenius Medical Care (Imagem: Divulgação)