Saltar para o conteúdo

Dia Mundial do Doador de Sangue: data estimula esse ato de solidariedade que ajuda a salvar vidas

| News | Notícias locais

O Dia Mundial do Doador de Sangue é comemorado há 20 anos pela Organização Mundial de Saúde (OMS) com o objetivo de homenagear os doadores e incentivar as doações regulares.

De acordo com Rita Barreto, Diretora Médica e Responsável Técnico do Instituto de Nefrologia e Diálise (INED), embora não possam doar, tanto o paciente renal crônico dialítico em hemodiálise regular quanto aqueles que fazem diálise peritoneal, podem receber sangue. Porém, a recomendação é que a hemotransfusão seja realizada durante a sessão de hemodiálise, para evitar complicações como a arritmia. 

Critérios básicos para a doação de sangue 

Doar sangue, além de ser um gesto de amor, ajuda a salvar vidas. Segundo dados do Ministério da Saúde, apenas 1,4% da população brasileira doa sangue, o que representa 14 pessoas a cada mil habitantes. Embora o índice esteja dentro do intervalo recomendado pela OMS, ainda assim, não é suficiente para atender a demanda de todo o país.

Com o intuito de estimular a adesão à campanha, separamos os critérios básicos para doação de sangue do público geral de acordo com o Ministério da Saúde:

  • Ter idade entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos devem apresentar consentimento formal do responsável legal);
  • Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos;
  • Apresentar documento de identificação com foto, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro, Certificado de Reservista e Carteira Profissional emitida por classe). São aceitos documentos digitais com foto;
  • Pesar no mínimo 50 kg;
  • Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;
  • Estar alimentado. Evitar alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação de sangue. Caso seja após o almoço, aguardar duas horas;
  • A mulher pode doar até três vezes em um período de 12 meses, com intervalo mínimo de 90 dias entre as doações. Já o homem, pode doar até quatro vezes em um período de 12 meses, com intervalo mínimo de 60 dias entre as doações.

Doar sangue regularmente ajuda a salvar vidas!

No Dia Mundial do Doador de Sangue, entenda o objetivo da data celebrada pela OMS (Freepik)