Saltar para o conteúdo

Confira dicas para o paciente renal aproveitar as festas de fim de ano

| News | Notícias locais

O fim de ano está chegando e, junto com ele, vem aquela lista agitada de comemorações entre amigos e família. Seja no Natal ou no Ano Novo, o que não faltam são opções para sair da rotina e consumir alimentos que não fazem parte da dieta tradicional do paciente renal.

É possível aproveitar esses momentos sem abrir mão do tratamento. Para isso, é fundamental seguir as orientações médicas, manter as  sessões de diálise e seguir tomando a medicação, de acordo com a prescrição.

Com o objetivo de te ajudar a saber quais as melhores indicações para manter a alimentação saudável neste período, conversamos com  Raquel Carreiro, Nutricionista da CDR Taquara. Ela listou 10 dicas para o paciente renal chegar em 2024 com alegria e sem descuidar da saúde.

“Evite comer de forma excessiva e procure não ingerir bebidas alcoólicas demasiadamente. Lembre-se de todas as informações valiosas que foram aprendidas e conversadas ao longo do ano com o serviço de nutrição de sua clínica”, ressalta.

Dica 1: Quase não há alimentos totalmente proibidos
Raquel alerta que o único alimento proibido para o paciente renal é a carambola. Ela destaca que existem outras restrições, mas sugere que quem estiver em tratamento aproveite as festas de fim de ano sem deixar de comer os alimentos preferidos, mas com moderação.

Dica 2: Se o seu potássio estiver elevado, evite alguns alimentos
A nutricionista alerta que alguns alimentos devem ser consumidos com moderação, ou evitados, por quem precisa fazer um monitoramento mais atento dos índices de potássio. São eles: as oleaginosas, que é como são chamados os grupos de alimentos que incluem as nozes, castanhas, avelãs, amêndoas e o pistache; as frutas secas, incluindo damasco, tâmaras, ameixa, passas e frutas cristalizadas; as frutas em calda ou doces em compota, como o vinho e suco de uva integral; e pudins e sobremesas com chocolate.

Dica 3: Tempere carnes como chester, peru e lombo em casa
Todo paciente renal precisa controlar o excesso de sódio na alimentação. Por isso, a melhor forma de controlar a ingestão desse ingrediente, de acordo com a profissional, é comprando as carnes livres de tempero e fazer o processo em casa, utilizando ervas naturais e pouco sal. Alho, alecrim, pimenta do reino, ervas finas, orégano, páprica, limão e vinagre são boas opções.

Dica 4: Reduza o teor de sódio do bacalhau durante o preparo
Raquel lembra que é possível comprar o bacalhau já dessalgado. Se preferir o modelo tradicional, é preciso deixar as lascas de molho em água na geladeira e ir trocando a água de seis em seis horas, deixando de 24 a 48 horas de molho. Quanto mais tempo ficar de molho, menos sal permanecerá no peixe.

Dica 5: Atenção ao consumo do tender!
A nutricionista destaca que o tender é um alimento ultraprocessado e, por conta disso, contém alguns aditivos químicos e sódio. A recomendação é consumir com moderação e não se esquecer de tomar o quelante de fósforo na hora de consumir (sevelâmer ou carbonato de cálcio).

Dica 6: Fique de olho nos tipos de panetone
A profissional recomenda que o paciente renal opte por versões que não tenham muito recheio e coberturas de doce de leite e chocolate. Ela destaca ainda o fato do alimento conter grande quantidade de açúcar o que pode, além de aumentar a sede,  contribuir também para o aumento da glicose no sangue. Se for diabético, opte por uma versão zero açúcar.

Dica 7: Itens alcoólicos devem ser consumidos com moderação
Raquel orienta que as bebidas alcoólicas não sejam ingeridas em excesso. Segundo ela, é preciso que cada paciente renal verifique com o seu médico e nutricionista os casos de contraindicação. A nutricionista alerta que, se o paciente estiver em programa de diálise, é necessário que o volume ingerido seja considerado dentro da quantidade de líquido calculada para ele. É importante ressaltar que o excesso no consumo de líquido pode contribuir para o acúmulo de fluidos, o que será representado pelo ganho de peso entre as diálises.

Dica 8: Não esqueça dos seus medicamento na hora da ceia
O paciente renal deverá levar quelantes de fósforo para ingerir durante as refeições. São eles o carbonato de cálcio e o cloridrato de sevelâmer (Renagel). Esses quelantes são necessários para que o fósforo não seja totalmente absorvido pelo organismo.

Dica 9: Fique de olho nos alimentos ricos em fósforo
O fósforo é um mineral presente naturalmente em vários alimentos. Por isso, durante a ceia, a Nutricionista orienta ao paciente evitar o consumo excessivo de ultraprocessados, já que esses alimentos possuem um tipo de fósforo, chamado de inorgânico, que é 100% absorvido pelo organismo. Como exemplo, podemos citar todos os embutidos (salames, tender, presunto, patês prontos, sorvetes, salgados industrializados, aves temperadas e farofas prontas).

Dica 10: Fique atento para a quantidade de comida ingerida durante as celebrações
Raquel Carreiro afirma não existir uma medida certa e lembra que esse padrão é individual. Ela sugere a cada paciente renal conversar com o seu nutricionista e médico previamente para verificar como estão os seus exames de sangue. Na semana anterior às festas, é recomendado manter uma alimentação mais leve e regrada.

Celebre o Natal e o Ano Novo com a sua família e amigos, com amor, paz e saúde!