Saltar para o conteúdo

Clube Clínica: projeto da Fresenius promove motivação no tratamento renal

| News | Notícias locais

Nunca é tarde para descobrir uma nova paixão e se dedicar à ela. Carlos Teixeira, paciente da Prorenal Tijuca, clínica da Fresenius localizada no Rio de Janeiro, que o diga. Aos 82 anos, ele encontrou um novo hobby: a pintura. Tudo começou em janeiro de 2023, quando a equipe multidisciplinar da unidade onde ele faz tratamento renal promoveu uma atividade dentro do projeto Clube Clínica, cujo objetivo era o de incentivar os cuidados com a saúde mental.

O que se iniciou como uma simples forma de distração durante as sessões de diálise, logo se transformou em motivação e dedicação. Com a ajuda de sua neta Sofia, de dois anos, que o estimula dando livros do seu desenho favorito, Carlos passou a praticar cada vez mais. Nem a dificuldade de enxergar o limitou. Aliás, segundo ele, a pintura melhorou a sua visão: “fez com que eu ficasse mais tranquilo e passasse a ver as cores com mais nitidez”.

Pinturas viram peças em exposição

Com o intuito de comemorar a sua evolução e incentivar outros pacientes a seguirem os seus passos, o time da Fresenius montou uma exposição dentro da clínica com todos os seus trabalhos. “Com alegria, vi minhas pinturas expostas sendo apreciadas por pacientes, familiares e amigos. Agradeço à equipe da clínica pelo carinho, pelo atendimento e por nos proporcionar divertimento durante o tratamento”, disse.

Para Renata Hilário, Psicóloga na Prorenal Tijuca, essa exposição visa mostrar o renascer de um paciente pela arte: “É a chance de provar o quanto um olhar sensível pode despertar habilidades desconhecidas”.

Atualmente, Carlos faz o tratamento renal e, ao mesmo tempo, pinta, graças a uma cadeira adaptada com um suporte de apoio para a realização das duas atividades. Para os demais pacientes em diálise, ele deixa um importante conselho: “Façam algo que lhes deem prazer. Isso os irá ajudar no tratamento e a viver uma vida que valha a pena”.

Encontre a unidade da Fresenius mais próxima de você.

Créditos: divulgação