Saltar para o conteúdo

Anemia e paciente renal: confira como armazenar as medicações

| Notícias locais

A anemia, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), é uma condição na qual a hemoglobina presente no sangue está abaixo do normal, caracterizado pela carência de um ou mais nutrientes essenciais para a vida.

Entre as principais causas, estão a deficiência de alguns nutrientes, entre eles zinco, vitamina B12 e proteínas. Contudo, segundo a OMS, a deficiência em ferro é uma das mais frequentes, em torno de 90% dos casos. Os sintomas mais comuns são cansaço generalizado, falta de apetite, dificuldade de aprendizagem, apatia, palidez de pele e mucosas.

Essa condição é muito recorrente em pacientes com doença renal crônica. Segundo o Ministério da Saúde, a insuficiência renal faz com que os rins parem de estimular a produção dos glóbulos vermelhos, causando a anemia. Além de tornar o dia a dia mais difícil, os pacientes anêmicos apresentam uma piora de seus quadros de saúde, podendo desenvolver doenças do coração e ter a qualidade de vida impactada. 

Dr. Vitor Dutra, Gerente Médico Nacional da FME Brasil, orienta que é imprescindível o uso correto dos medicamentos contra a anemia pelos pacientes em diálise: “A utilização correta e de acordo com a prescrição médica, sobretudo, de Eritropoietina e Ferro, ajuda no controle de sintomas, assim como, exerce um papel fundamental na redução do risco de doenças cardiovasculares”.

Medicação é qualidade de vida

Os pacientes renais precisam manter uma rotina rigorosa de cuidados com a saúde, assim, é fundamental estar em dia com as medicações contra a anemia. O tratamento é feito principalmente com Eritropoetina e Ferro, podendo inclusive ser administrados durante o procedimento de diálise. É muito importante que haja cautela redobrada com os remédios, seja em relação ao armazenamento ou transporte. Confira abaixo alguns pontos de alerta:

1- Sempre leve as medicações para a diálise. O uso correto é essencial para melhorar o resultado dos exames;

2- Conserve a Eritropoetina na geladeira dentro de um saco plástico. Não coloque no freezer;

3- O Ferro deve ser mantido em um ambiente fresco, não deve ser exposto ao sol nem ao calor;

4- Durante o transporte, de preferência em levá-los em um isopor com gelo.

Créditos: freepik