A descoberta de uma doença renal rara não impediu Ana Beatriz de continuar a sonhar. Formada em fisioterapia, a jovem publicou um livro para inspirar as pessoas com a sua história
Apesar da pouca idade, Ana Beatriz Rodrigues, de 23 anos, é dona de uma história de vida que leva inspiração e esperança para muitas pessoas. Com obstinação e fé, ela enfrentou os desafios da doença renal, sempre se esforçou para manter os sonhos vivos e, acima de tudo, realizá-los. A jovem é fisioterapeuta e, em 2020, publicou o seu primeiro livro, intitulado “E Agora? Sê Valente!”.
A descoberta da doença renal
Em 2017, com apenas 16 anos, Ana recebeu a notícia de que tinha uma complicação chamada nefrocalcinose, doença responsável por calcificar os tecidos renais, prejudicando o bom funcionamento do órgão. Lidar com essa situação foi muito difícil, mas, com a ajuda de sua mãe, ela entendeu que poderia continuar a realizar os seus sonhos. A fisioterapeuta iniciou a hemodiálise na Clínica do Rim - Petrolina, em novembro de 2020, quando a doença se tornou mais grave e ela necessitou de um tratamento que substituísse a função dos rins.
O início do tratamento dialítico coincidiu com o lançamento do seu livro, escrito com o objetivo de transmitir a sua história para motivar os seus leitores: “Quero que outras pessoas, pacientes renais ou não, entendam que, independentemente do diagnóstico, a vida continua, com direito a sonhar e a realizar”, afirma. A obra já vendeu cerca de 600 cópias, dentro e fora do Brasil.
Rede de apoio
O livro comprova o poder inspirador e transformador da leitura e foi fundamental no processo de autoconhecimento e fortalecimento de Ana. A sua rede de apoio familiar também desempenhou um papel imprescindível. Em março de 2022, Ana realizou o transplante renal, cujo doador foi o seu pai.
“Sem a minha família, eu não estaria onde estou e nem da forma como estou. Ter meus pais e familiares durante todo o processo tornou meus dias mais leves, mais acolhedores. Me mostrou que posso lidar com meus medos e que tenho sempre com quem contar, não importa a situação”, afirma a escritora.
Planos para o futuro
Como próximos passos, Ana pretende se estabilizar profissionalmente e, também, lançar a segunda parte do seu livro, com toda dedicação e capricho. “Sou apenas uma viajante por aqui e, no tempo que por aqui estiver, devo viver da melhor maneira”.