Pular para o conteúdo

Tratamento conservador: medida é capaz de desacelerar a progressão da doença renal

O tratamento conservador tem como objetivo principal promover a saúde do paciente e desacelerar o avanço da doença renal crônica (DRC). Nas clínicas de diálise da Fresenius a opção de tratamento envolve uma equipe multidisciplinar de profissionais de saúde que atua sob a liderança de um nefrologista.  

A opção é indicada para todas as pessoas com o diagnóstico de DRC em estágio inicial que, portanto, não precisam de terapias renais substitutivas como a hemodiálise e a diálise peritoneal (DP). “As condições são avaliadas por meio da dosagem de creatinina no sangue e da presença de proteína na urina”, explica a Dra. Maria Eugênia Canziani, Nefrologista. É válido lembrar que com a creatinina deve-se calcular a taxa de filtração glomerular estimada, possibilitando o correto estadiamento da doença.

A especialista conta que o manejo do tratamento conservador envolve medidas universais de promoção à saúde, tais como o combate ao fumo, ao álcool, ao sedentarismo e à obesidade. Inclui, também, métodos para o controle e a prevenção estrita do diabetes e da hipertensão arterial, as principais causas da DRC. Além disso, existem medicações capazes de desacelerar a evolução da doença renal e das suas complicações. 

O estágio da doença renal vai determinar a forma como o tratamento deve ser conduzido. “As diferenças incluem a periodicidade das consultas, variam no tratamento aplicado e nos exames necessários. Lembrando que para os pacientes com DRC avançada é necessária uma preparação para início de terapia renal de substituição”, orienta.

As clínicas Fresenius possuem consultórios com especialistas preparados para a realização do tratamento conservador. Agende uma visita e saiba mais

Em caso de dúvidas, consulte sempre o seu médico.