Pular para o conteúdo

Tabagismo: fator de risco também para o renal

O dia 29 de agosto, Dia Nacional de Combate ao Fumo, será marcado por ações de conscientização de combate ao fumo pelo país. E, pensando nos pacientes renais crônicos, a Fresenius Medical Care - FME não poderia deixar de reforçar esse alerta.

Segundo o Ministério da Saúde, 9,3% da população brasileira se declarou fumante em 2018, apesar das previsões serem otimistas para os próximos anos, ainda é necessário apoiar e massificar campanhas sobre o tema.

Segundo o Dr. Jorge Arnaldo Menezes, Diretor Médico da CDR de Nova Iguaçu, a partir da década de 90, Nefrologistas passaram a relacionar o tabagismo com o comprometimento da função renal, já que o tabaco e a nicotina produzem partículas tóxicas que são prejudiciais aos rins, podendo interferir na pressão arterial e no diabetes dos pacientes. “Hoje, existem medicações antitabagismo que podem auxiliar no tratamento do paciente renal. O combate ao tabagismo precisa ser valorizado e as pessoas devem ter um olhar atento sobre isso”, comenta.

De acordo com Organização Mundial de Saúde, a doença renal crônica e o tabagismo são tidos como questões de saúde pública. O tabagismo é considerado a principal causa de morte evitável no mundo. Além de não ser indicado ao paciente renal, o fumo pode ser um fator de risco para diversas doenças como cardiovasculares, respiratórias e diversos tipos de cânceres.

Depoimento:

Fabio Clemente, colaborador da FME, fumou dos 17 aos 30 anos. Nesse caminho, fez diversos tratamentos, mas sem resultados. “Após a perda da minha avó por câncer no pulmão, vivenciei as complicações do tabagismo. Decidi mudar para conseguir mais qualidade de vida. Agora, como ex-fumante, recolho apenas bons frutos”, comenta.