Saltar para o conteúdo

Sonhos e resiliência marcam presença nas sessões de hemodiálise pediátrica

A lista de desejos da Ana Clara Vale, de oito anos, é extensa. A paciente da clínica Samarim adora o ritmo sertanejo e cursa o 3° ano do ensino fundamental. Natural de São Luís (MA), ela fala com orgulho e com saudade da cidade onde nasceu. Entre os principais sonhos estão a realização de um transplante bem-sucedido, e de um dia poder visitar a Disney. Carinhosa e inteligente, Ana não dispensa uma festinha e gosta do mar.

Sophie Novaes, de três anos, nasceu com o diagnóstico de insuficiência renal. A pequena iniciou o tratamento conservador logo nos primeiros meses de vida. Desde julho, faz hemodiálise seis vezes por semana para entrar na fila de transplante. O tratamento garante a realização do procedimento cirúrgico com menos riscos e uma rápida recuperação. Sophie, que também é paciente da clínica Samarim e transmite alegria por onde passa, ainda não sabe com clareza qual é o seu sonho, mas chamar pelo pai, que está a 1.000 quilômetros de distância em razão do emprego, é uma vontade diária.

Apesar da pouca idade, Anna Clara Wanderley Nogueira, de nove anos, é uma criança responsável e resiliente. Compreensiva, enxerga a importância do tratamento para a sua saúde. Clara sai de casa cinco vezes por semana, às 5h da manhã, e chega à clínica às 6h30. Paciente da CDR Botafogo há nove meses, é comunicativa com todos da unidade: profissionais e colegas, não importa a idade. Vaidosa, a pequena se aventura na maquiagem e produz vídeos para as redes sociais.

Sobre a hemodiálise pediátrica

Muitos fatores influenciam a escolha da terapia certa para cada criança, assim, a Fresenius Medical Care oferece uma variedade de produtos e tratamentos de acordo com as necessidades individuais, cumprindo os elevados padrões de qualidade. Para o tratamento, a presença dos responsáveis é fundamental. Além disso, os pacientes são acompanhados por uma equipe multidisciplinar composta por: nefropediatra, enfermeiro especializado em pediatria, nutricionista, psicólogo, assistente social e farmacêutico. Saiba mais: Diálise Pediátrica.