Saltar para o conteúdo

Seminário de Enfermagem em Nefrologia discute a humanização e segurança do paciente

No último dia 15, a Associação de Hospitais do Estado do Rio de Janeiro (AHERJ) promoveu o Seminário Enfermagem em Nefrologia, uma comemoração ao Dia Internacional da Enfermagem (12 de maio). A humanização e a segurança do paciente, temas debatidos por diversas instituições pelo mundo, foram os motes do evento, que reuniu 50 pessoas, entre profissionais da área de enfermagem e pacientes.

Regina Alves, gerente de enfermagem da FME foi a responsável pela moderação da mesa. Já a comissão de honra foi composta por Gilson Nascimento, presidente da ADRETERJ, por Leonardo Barberes, secretário geral da AHERJ e por Sônia Alves, diretora de ensino da ABEN-RJ.

Para a gerente de enfermagem da FME, foi um presente ter a oportunidade de compartilhar a experiência de 30 anos de enfermagem em nefrologia. “A mesa multiprofissional enriqueceu o debate. E poder levar este conteúdo ao público é fundamental para provocar novas reflexões.  O fato de evento ter sido próximo ao dia 12 de maio, foi ainda mais especial.”, completou.

O evento contou ainda com as contribuições de Dr. Pedro Túlio, médico da HUCFF/UFRJ, Thiago de Souza Farias, enfermeiro nefrologista na UTN, Raquel Carreiro da Silva, coordenadora de nutrição da FME e Cleide Freitas, responsável pelo serviço de farmácia do Hospital Municipal da Piedade.

Dia Internacional da Enfermagem e do Técnico de Enfermagem

A data foi um escolhida em homenagem ao nascimento de Florence Nightingale, enfermeira inglesa que se tornou a patrona da enfermagem por se dedicar arduamente a profissão.

Nas clínicas FME, os enfermeiros desempenham um papel imprescindível para o tratamento dialítico. São estes os profissionais que estão no dia a dia com o paciente acompanhando a evolução do tratamento. Para Regina Alves, gerente de enfermagem da FME, “A enfermagem é uma das peças mais importantes no tratamento de hemodiálise e a FME segue um padrão de excelência, pois conta com um grupo competente, responsável e apaixonado pela profissão. Homenagear essa classe é muito importante, pois esse é um profissional que faz diferença na vida do paciente”, conclui.