Os acessos vasculares desempenham um papel fundamental para a hemodiálise. Isso acontece porque essas vias possibilitam a adequação do fluxo de sangue ao tratamento. Assim, pacientes com doença renal necessitam possuir um dos tipos disponíveis de acessos para a realização das sessões sem complicações.
Tipos de acessos
Regina Alves, Gerente Nacional de Enfermagem da Fresenius, explica que a fístula arteriovenosa (FAV) é o acesso vascular permanente mais comum e também o mais seguro para os pacientes em tratamento dialítico. Porém, há também a prótese artereovenosa (PTFE) e os cateteres duplo lumen (permanentes ou temporários).
A fístula arteriovenosa é uma ligação entre uma artéria e uma veia feita artificialmente através de um pequeno procedimento cirúrgico. Como a artéria recebe o sangue do coração, essa conexão faz com que a veia armazene muito mais sangue e fique forte o suficiente para ser puncionada várias vezes, o que possibilita o fornecimento do volume necessário para a hemodiálise.
“Após confeccionar a FAV, é necessário aguardar o tempo de maturação, que varia de quatro a doze semanas”. A executiva alerta que usá-la de forma imatura pode acarretar complicações, além do risco de reduzir o tempo de vida desse tipo de acesso.
Uma alternativa à fístula é a prótese arteriovenosa. Assim como o método tradicional, esse tipo de acesso também liga a artéria à veia, porém, a conexão ocorre por meio de um material sintético. Após o procedimento cirúrgico, podem ser necessárias três a quatro semanas até que a prótese possa ser utilizada para o tratamento.
Implementado diretamente na veia, o cateter duplo lumen possui duas vias. A primeira é a arterial, que permite a saída do sangue para o dialisador, já a segunda, chamada de venosa, sendo a via pela qual o sangue retorna ao paciente após ser dialisado. “O cateter possui um risco maior de infecção, desse modo, o seu tempo de uso deve ser o menor possível”, sinaliza Regina.
Cuidados
Fístula e prótese arteriovenosa
Na clínica de diálise, fique atento ao passo a passo:
Em casa:
Cateter Duplo Lumen: