Pular para o conteúdo

Prevenção em pauta: saiba como manter a saúde renal em dia com cuidados simples

No mês em que é celebrado o Dia Mundial do Rim, as formas de prevenir a doença renal crônica (DRC) precisam ser reforçadas. Sabe-se que seguir uma dieta balanceada, não se automedicar e realizar exames de rotina com regularidade estão entre as precauções indispensáveis para estar em dia com a saúde renal.

“Manter uma alimentação saudável auxilia na prevenção da DRC, sendo fundamental a realização de refeições baseadas em alimentos naturais (in natura) ou minimamente processados, além de hidratar-se com frequência”, explica Daniela Galvão, Nutricionista da Nefroclínica.

Entre os hábitos alimentares que colaboram com a insuficiência renal, a profissional destaca o consumo excessivo de açúcar, sal, alimentos industrializados, gordura e a baixa ingestão de líquidos. “De maneira geral, não se pode falar em alimentos que individualmente previnam ou causem doença, pois isso depende da frequência, quantidade, contexto e forma de consumo”, aponta. Em caso de dúvida, consulte um médico de confiança.

Sinais de alerta e cuidados alimentares

Considerando que o diabetes e a hipertensão são os principais fatores de risco da DRC, a nutricionista recomenda evitar o consumo frequente de embutidos, biscoitos, refrigerantes, alimentos em conserva, doces, molhos, temperos e caldos prontos. Além disso, a redução da gordura de origem animal e as opções ricas em gordura vegetal hidrogenada, como a margarina, e a diminuição da ingestão de carne vermelha e frituras.

Por outro lado, a especialista orienta o consumo de alimentos ricos em fibra como cereais e grãos integrais, frutas, verduras, legumes, raízes, tubérculos, leguminosas. E, ainda, o uso de temperos naturais como o limão, alho, cebola, açafrão, salsa, coentro, cebolinha, temperos verdes e ervas aromáticas.

“É importante ressaltar que, uma vez diagnosticada a doença renal, a conduta precisará ser específica para a condição e, inclusive, é diferente para cada estágio da doença”, alerta Daniela.


Exames como aliados e riscos da automedicação

Em webinar transmitida pelo  canal da Fresenius no YouTube, Dra. Maria Eugenia Canziani, Consultora da companhia, explica que existem dois exames fundamentais para a avaliação dos rins: a dosagem da creatinina, um exame de sangue simples de ser realizado, e mensuração de proteína na urina. Para pessoas adultas sem histórico de comorbidades, essa análise deve ser feita anualmente a fim de evitar o aparecimento de doenças.

A nefrologista também traz um alerta importante: não se deve fazer o uso de remédios sem prescrição médica. Segundo a especialista, existem medicamentos que podem levar ao dano renal, principalmente, os anti-inflamatórios, pois eles têm uma ação específica na estrutura dos rins e exercem efeito direto no órgão.

Confira a webinar Prevenção da doença renal e saúde dos rins