Pular para o conteúdo

Prevenção de doenças renais e acesso ao tratamento dão o tom do Dia Mundial do Rim em 2019

Comemorado este ano em 14 de março, o Dia Mundial do Rim foi criado para chamar a atenção para a importância do órgão e será dedicado à prevenção de doenças e à discussão das disparidades no acesso ao tratamento da insuficiência renal. Estima-se que 850 milhões de pessoas tenham algum tipo de comprometimento nos rins no mundo inteiro. As doenças renais crônicas provocam pelo menos 2,4 milhões de óbitos por ano e já são a sexta causa de morte que mais cresce. Já a lesão renal aguda afeta mais de 13 milhões de pessoas em todo mundo e 85% desses casos estão concentrados em países de baixa e média renda.

Apesar da crescente carga de doenças renais no mundo, a disparidade e a desigualdade na saúde renal ainda são comuns. Doenças renais crônicas e lesões renais agudas estão associadas às condições sociais nas quais as pessoas nascem, crescem, vivem, trabalham e envelhecem, incluindo a pobreza, discriminação de gênero, falta de educação, riscos ocupacionais e poluição, entre outros. Com o tema “Saúde do rim para todos, em todos os lugares”, o Dia Mundial do Rim incentiva hábitos de vida saudáveis.

“A prática regular de exercícios físicos, uma boa alimentação e o controle de doenças crônicas como o diabetes e a hipertensão são as medidas mais concretas que todos podem adotar para cuidar bem dos rins. Além disso, os médicos devem solicitar exames de urina (EAS) e verificar com regularidade os níveis de creatinina dos pacientes para prevenir e retardar doenças renais”, destaca Ana Beatriz Barra, gerente médica da Fresenius Medical Care, líder mundial em produtos e serviços de diálise.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia, há mais de 126 mil pessoas em tratamento de hemodiálise no país e cerca de 40.300 novos pacientes dão início à terapia todos os anos. Ainda assim, a taxa de mortalidade anual entre aqueles que dialisam é de 20%. As principais causas de doença renal crônica grave, que levam à necessidade de diálise, são o diabetes e a hipertensão.

Fresenius Medical Care – Com sede em Bad Homburg, na Alemanha, a Fresenius Medical Care é a maior fornecedora mundial de produtos e serviços para pessoas com doenças renais e está presente no Brasil há mais de 20 anos. No país, são mais de 3.000 colaboradores, uma fábrica localizada em Jaguariúna (SP), três bases operacionais de serviços externos e 31 clínicas de diálise que, juntas, realizam mais de 1 milhão de tratamentos por ano.