Saltar para o conteúdo

Paciente renal enfrenta a doença e utiliza rede social para troca de experiências

Sebastião Batista, de 34 anos, foi diagnosticado com doença renal há quatro anos.  Professor de geografia, viu a sua rotina mudar drasticamente por conta do diagnóstico. Enquanto a família se ambientava à rotina da clínica, ele deixou o trabalho e passou a se dedicar inteiramente à saúde. As amizades conquistadas na unidade o ajudaram no enfrentamento da doença. Hoje, realiza hemodiálise três vezes por semana, quatro horas por sessão, no Centro de Nefrologia e Diálise do Jardins da FME.

“Com o passar do tempo, percebi que não era motivo para parar de viver. Decidi, então, seguir em frente. Voltei a trabalhar e comecei a frequentar a academia para ter uma condição melhor no corpo e poder fazer o tratamento. Então, não vejo a hemodiálise como um obstáculo em minha vida. Hoje, ela já faz parte de meu dia a dia”, relatou.

Na medida em que a terapia avançava, Sebastião percebeu que muitas pessoas não compreendiam ou não tinham interesse em conhecer a realidade dos pacientes renais. Como era adepto de esportes e exercícios físicos, ele decidiu usar suas redes sociais, mais especificamente o Instagram, para educar familiares, amigos e a sociedade sobre essa condição. Afinal, estima-se que dez milhões de brasileiros convivam com essa doença, de acordo com dados do Ministério da Saúde

Para produzir os conteúdos e reunir informações com embasamento científico, o influenciador digital conta com o apoio de profissionais da área da saúde, como os médicos e nutricionistas que o acompanham. Além disso, há muita observação e conversas com o público para saber quais assuntos serão abordados em seu perfil. O professor também contou sobre como é enriquecedor conversar com seus colegas da clínica e ouvir suas vivências pessoais.

“Quando comecei a compartilhar essas experiências e dicas, tive um retorno positivo dos amigos e conhecidos. Alguns pacientes comentaram que eu os ajudei a quebrar os tabus que eles tinham sobre a doença”, afirma Sebastião.

Para o paciente, a ideia de compartilhar suas vivências e conhecimento nas redes sociais, é um grande fator motivador, afinal conhecimento também é saúde.