Saltar para o conteúdo

Outubro Rosa: apostar no autocuidado é a melhor forma de vencer o câncer de mama

Outubro é o mês de conscientização para o controle do câncer de mama. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), este é o segundo tipo da doença com maior ocorrência no mundo, acometendo mais de 2,1 milhões de pessoas. O livro “Estimativa 2020: incidência do câncer no Brasil”, publicado pela instituição, projeta que entre os anos de 2020 e 2022 haja mais de 66 mil casos da comorbidade somente no Brasil. Para reverter tal cenário é necessário autocuidado, informação e, principalmente, prevenção.

De acordo com a cartilha “A mulher e o câncer de mama no Brasil”, organizada pelo INCA, a maior parte dos casos tem evolução positiva quando o diagnóstico é precoce. Segundo o material, há diversas variações da doença. Dentre elas, é possível destacar a carcinoma ductal ocorre em 80% dos casos e tem origem nos ductos mamários e o carcinoma lobular – se desenvolve nos lóbulos responsáveis pelo leite materno, encontrado em cerca de 10% dos pacientes.

Fatores de risco e medidas de prevenção

Não há uma única motivação para o surgimento do câncer de mama. Aspectos hormonais, ambientais e hereditários são considerados fatores de risco de acordo com o INCA. Sabe-se que a idade é ponto de atenção, principalmente, para mulheres a partir dos 50 anos. Por isto, os exames de rastreamento são tão importantes. O Ministério da Saúde (MS) recomenda a realização da mamografia, a cada dois anos, para mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos. Além disto, manter o peso adequado, praticar atividades físicas e evitar o consumo de bebidas alcoólicas pode reduzir as chances do desenvolvimento da comorbidade.

Possíveis sintomas:

Segundo o MS, os sinais listados abaixo podem ocorrer isoladamente ou de forma simultânea. A consulta com um médico é indispensável na presença de alguma das alterações. Confira:

- Modificação no tamanho ou na forma da mama;

- Presença de nódulo ou caroço na mama ou na axila;

- Vermelhidão, inchaço, dor, calor ou endurecimento na pele da mama;

- Secreção nos mamilos;

- Coceira frequente na região;

- Formação de crostas ou feridas na pele junto ao mamilo;

- Inversão do mamilo;

- Inchaço do braço.

Faça os exames de rotina e, na dúvida, busque um especialista. Previna-se.