Saltar para o conteúdo

O que é diálise peritoneal?

A Diálise Peritoneal (DP) é uma opção de tratamento para a doença renal
crônica que se destaca, entre outros fatores, pela autonomia do paciente frente ao tratamento. No dia a dia de trabalho da Fresenius Medical Care (FME) muito se fala sobre a DP. Porém, para as equipes que não estão nos ambientes das clínicas, essa terapia pode suscitar algumas dúvidas. Esta matéria visa esclarecer as principais questões que envolvem a DP.

Uma das principais vantagens da DP é que o paciente pode manter as suas atividades diárias normalmente no intervalo das trocas.  Para que o tratamento possa ser realizado em sua própria residência, o paciente e/ou cuidador deve participar do treinamento ministrado pela equipe de enfermagem na clínica. Além disso, o paciente também deve ser mensalmente avaliado pela equipe multidisciplinar - Médicos, Enfermeiros, Nutricionistas, Assistentes sociais e Psicólogos- responsável pelo caso.

Há três anos fazendo DP, Luiz Fernando do Nascimento, paciente da clínica Nefron Contagem, empresário e pai de três filhos comenta que o tratamento não prejudica a sua rotina, possibilitando que ele se dedique às demandas da sua empresa e esteja presente na vida dos seus filhos. Nascimento se declara muito satisfeito com o tratamento.

Fátima Medeiros, Coordenadora nacional de diálise peritoneal, explica que a DP é uma terapia que utiliza a membrana peritoneal como um filtro do sangue, realizando a remoção do excesso de água, eletrólitos e toxinas do corpo. “Por ser realizada em casa pelo próprio paciente ou por um familiar e/ou cuidador, a DP permite que seja praticado o autocuidado, proporcionando um maior envolvimento do paciente com o tratamento. O procedimento é feito de forma contínua (todos os dias da semana). Assim, o paciente só precisa ir à clínica duas vezes ao mês para realizar consultas e fazer exames”, afirma a Coordenadora.