Pular para o conteúdo

O que é Diabetes Mellitus?

O diabetes mellitus, ou diabetes, é uma doença crônica e autoimune. Segundo estudo divulgado em 2018 pela Confederação Internacional de Diabetes, o Brasil ocupa a posição de quarto país com o maior número de diabéticos no mundo. No mesmo ano, a Organização Mundial de Saúde (OMS) constatou que a doença cresceu 61,8% na última década no país.

Hoje, no dia 27 de junho é celebrado o Dia Nacional do Diabetes, uma data importante para trazer reflexões sobre o tema. Com isso, o site da FME irá responder as perguntas mais pesquisadas na internet sobre esta doença. Semana que vem tem mais conteúdo sobre diabetes, acompanhe, informe-se e previna-se.

O que é Diabetes Mellitus?

É uma doença do metabolismo da glicose que causa uma elevação anormal desta no sangue (hiperglicemia). Ou seja, a quantidade de açúcar no sangue é aumentada. Ocorre por deficiência na produção ou no aproveitamento da insulina, que é o hormônio que permite a metabolização da glicose como fonte de energia pelas células do organismo. O diabetes pode se manifestar de diferentes formas – tipos 1, 2 e gestacional.

Quais as causas:

  • Predisposição genética;
  • Obesidade;
  • Alimentação de baixa qualidade nutricional; e
  • Sedentarismo são os principais fatores para o desenvolvimento da doença.

Como prevenir:

O aparecimento do diabetes mellitus pode ser evitado, ou postergado, evitando-se o sobrepeso e o consumo de açúcares e alimentos ricos em carboidratos, com a prática regular de atividade física e com uma alimentação saudável, rica em frutas, legumes, verduras e fibras.

Tipos de adoçantes mais indicado:

Os adoçantes a base de frutose e sorbitol, que são açúcares absorvíveis, não são indicados para pessoas diabéticas. O ciclamato e a sacarina também devem ser evitados por conter sódio e agravarem a hipertensão arterial, muitas vezes associada ao diabetes. Dos demais adoçantes, a sucralose e a estévia estão atualmente entre os mais seguros para as pessoas diabéticas ou não.

Marcos Sandro Fernandes é Gerente Médico da Fresenius Medical Care.