Saltar para o conteúdo

Novembro Azul

Vamos falar sobre Novembro Azul? Marcado por ser um período de conscientização sobre as doenças masculinas e, em especial, sobre o diagnóstico precoce e a prevenção do câncer de próstata, o mês de novembro vem alertar sobre a importância dos homens exercerem o autocuidado.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer - INCA, o câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre os brasileiros. E, apesar de ser uma doença frequente, ela ainda é encarada como um tabu no universo masculino, fator que leva à desinformação e a não prevenção.

Saiba o que é o câncer de próstata:

O câncer de próstata é caracterizado pelo crescimento desordenado de células na região da próstata. Na maior parte dos casos, a doença cresce lentamente e é bastante silenciosa. No entanto, em alguns quadros, pode ocorrer o desenvolvimento repentino da enfermidade.

Os principais fatores de risco envolvem idade (homens acima de 50 anos), histórico familiar de câncer, sobrepeso e obesidade. A prevenção consiste em ter uma alimentação saudável, manter o peso corporal adequado, praticar exercícios físicos, não fumar e evitar o consumo de bebidas alcoólicas.

Entre os sintomas, estão: dificuldade de urinar, sangue na urina, diminuição do jato da urina e necessidade de urinar muitas vezes durante o dia e à noite. O diagnóstico pode ser feito através de dois exames: toque retal – quando o profissional de saúde avalia o tamanho, forma e textura da próstata e exame PSA – exame de sangue que mede a quantidade de Antígeno Prostático Específico (PSA), uma proteína produzida pela próstata.

É recomendado que os exames de toque retal e PSA sejam realizados anualmente a partir dos 50 anos. Para indivíduos com histórico familiar de câncer, estes dois exames passam a ser indicados a partir dos 45 anos.

Confira mais informações em: https://www.inca.gov.br/sites/ufu.sti.inca.local/files//media/document//cartilha_cancer_prostata_2017.pdf