Saltar para o conteúdo

INED promove projeto de arteterapia para cuidadores

Cuidar de quem cuida. Este é um dos principais propósitos do projeto de arteterapia promovido pelo Instituto e Nefrologia e Diálise (INED), localizado em Salvador – Bahia. Implementada há dois anos, a iniciativa oferece oficinas de artesanato para acompanhantes e familiares de pacientes que estão em tratamento de diálise na unidade. De acordo com a Diretora médica Rita Barreto, a ação nasceu com o objetivo de ser um espaço para que este público possa expressar seus sentimentos e dificuldades que surgem ao ter um parente com a saúde renal debilitada.

Em média, um cuidador/familiar passa nove horas semanais nas salas de espera dos centros de diálise. Assim como os pacientes, eles têm uma rotina intensa nas clínicas. Com a iniciativa, este tempo, que antes era ocioso, passa a ser dedicado às atividades artesanais, que além de estimularem a criatividade, possibilitam uma fonte de renda para quem, na maioria dos casos, dedica a maior parte do seu tempo aos próprios familiares.

A arteterapeuta Cristina Fonseca conta que o projeto, desde a sua primeira edição, já contemplou aproximadamente 40 acompanhantes e traz resultados satisfatórios. “Observamos uma atenção mais cuidadosa dos acompanhantes sobre si mesmos. Eles organizam melhor a sua vida individual e, em grupo, compartilham os problemas que enfrentam. Assim, é criada uma rede de solidariedade que estimula o desenvolvimento emocional”, comenta.