Pular para o conteúdo

Gravidez de pacientes em diálise

A gravidez em mulheres com doença renal crônica não é frequente, mas é possível. A ocorrência de alterações hormonais em paciente com doença renal provoca irregularidade nos ciclos menstruais e até ausência de ovulação, diminuindo a fertilidade. Mesmo para aquelas que conseguem engravidar, manter uma gestação saudável é um desafio, pois há riscos de complicações para a mãe e especialmente para o desenvolvimento do bebê. Mas o sonho de ser mãe, mesmo em diálise, pode ser realizado, com cuidados especiais e dedicação tanto da paciente quanto da equipe de saúde.

 
“Apesar de a fertilidade diminuir à medida que agrava a disfunção renal, a mulher com doença renal pode engravidar, sendo muito importante que conheça os riscos envolvidos para poder decidir de forma consciente o seu planejamento. Enquanto na população geral a incidência de pré-eclâmpsia é de 8%, na doença renal, principalmente se há também tem hipertensão arterial, esta complicação pode afetar até 50% das gestantes”, destaca a nefrologista Ana Beatriz Barra, gerente médica da Fresenius Medical Care.

 

A especialista afirma, no entanto, que mesmo em estágios avançados da doença, quando a paciente já necessita de diálise, os desfechos, tanto para a mãe quanto para o bebê, melhoram bastante com um tratamento intensivo, que envolve a atenção de uma equipe multidisciplinar e a aderência das orientações pela paciente.

 
Foi o caso de F.C., de 35 anos, moradora do Rio de Janeiro. Ela descobriu a doença renal aos 17 anos. Chegou a fazer transplante de rim, doado pela mãe, que era compatível. Mas meses depois o rim transplantado parou de funcionar e Fernanda precisou voltar para a hemodiálise. Há sete anos, ela chegou a engravidar, de gêmeas, mas as bebês não resistiram ao parto prematuro de 22 semanas de gestação. 
 
Mas a cerimonialista não desistiu. Dois anos depois resolveu tentar de novo e contou com o apoio da equipe da Clínica de Doenças Renais (CDR) de Nova Iguaçu, uma das unidades da rede da Fresenius Medical Care. O filho David está hoje com cinco anos e é um menino saudável e cheio de vida.         
 
“Para mim foi a realização de um sonho. Uma combinação de fé, disciplina e qualidade no cuidado. Tive todo o suporte da equipe da CDR Nova Iguaçu, que me acompanhou em todas as etapas do pré-natal, auxiliando no controle da hipertensão e aumentando a frequência da diálise para que eu pudesse eliminar todo o líquido do meu organismo. O resultado não podia ter sido melhor, meu bebê nasceu com 34 semanas, bem e saudável”, conta a paciente, que faz hemodiálise com a Fresenius Medical Care desde 2004.          
 
A decisão de engravidar - Quando uma mulher com doença renal planeja ter um bebê, precisa levar tudo isso em conta. Medicamentos precisarão ser substituídos e uma dieta saudável e rigorosa deve ser seguida, com rígido controle dietético. Para isso, além do ginecologista, todo o acompanhamento precisa ser feito com o suporte de um médico nefrologista.