Saltar para o conteúdo

Fresenius Medical Care comemora 25 anos

| Notícias locais

A Fresenius Medical Care, empresa com liderança mundial no fornecimento de produtos e serviços para pessoas com doenças renais, está comemorando 25 anos. A organização, fundada em 1996 quando a Fresenius incorporou seu negócio de diálise com a prestadora de serviços de diálise National Medical Care, com sede nos Estados Unidos, agora tem mais de 120 mil funcionários, opera aproximadamente 4.100 clínicas de diálise em mais de 65 países e cuida de cerca de 345 mil pacientes. Nos últimos 25 anos, o número de pacientes tratados em clínicas de diálise aumentou mais de seis vezes. A produção de filtros de diálise (dialisadores) aumentou dez vezes. A receita aumentou dezesseis vezes desde 1996, e o lucro líquido aumentou mais de dezessete vezes.

Rice Powell, CEO da Fresenius Medical Care diz: "A Fresenius Medical Care foi fundada há 25 anos com o objetivo de melhorar continuamente a qualidade de vida dos nossos pacientes, oferecendo a eles produtos de alta qualidade, bem como tecnologias e conceitos de tratamento inovadores. Continuaremos a buscar esses objetivos no futuro. Na qualidade de líderes do mercado global em terapias de diálise e produtos de diálise, estamos aproveitando todas as oportunidades para nos desenvolver ainda mais, desde a digitalização até o desenvolvimento de opções de tratamento totalmente novas."

As raízes desta história de sucesso remontam o ano de 1960, quando a Fresenius começou a importar máquinas de diálise e dialisadores de várias empresas estrangeiras e a distribuí-los na Alemanha, conquistando uma parcela significativa do mercado. Em 1979, a empresa lançou sua própria máquina de diálise, chamada A2008, que estabeleceu um padrão de qualidade e se tornou a mais vendida do mundo. Esse papel de líder do mercado cresceu com a introdução de modelos sucessores vindos da Fresenius Medical Care. Hoje, a estimativa aproximada é de que, a cada duas máquinas de diálise vendidas em todo o mundo, uma é fabricada pela Fresenius Medical Care. No início da década de 1980, a empresa desenvolveu os primeiros filtros de diálise em polissulfona, abrindo uma nova era no tratamento de doenças renais. Os dialisadores em polissulfona são particularmente eficazes na limpeza do sangue do paciente e ainda estabelecem o padrão da indústria até hoje. A Fresenius Medical Care fabricou, até o momento, mais de dois bilhões de dialisadores.

O sucesso dos produtos de diálise acabou pavimentando o caminho para a entrada nos serviços de diálise. Em 1996, a Fresenius adquiriu a National Medical Care e a uniu ao próprio negócio de diálise. Esta movimentação marcou o nascimento da Fresenius Medical Care. Naquele mesmo ano, a empresa recém-criada foi listada nas bolsas de Frankfurt e Nova York. Em 1999, as ações da Fresenius Medical Care foram listadas no índice de referência da Alemanha, o DAX.

Desde a sua fundação, a Fresenius Medical Care é a empresa com liderança mundial no fornecimento de produtos e serviços para pessoas com doença renal. A organização vem fortalecendo essa posição de forma consistente ao estabelecer novos marcos: no ano de 1999, o número de máquinas de diálise feitas na fábrica da empresa em Schweinfurt, Alemanha, atingiu a marca de 100 mil unidades. Em 2003, a empresa estabeleceu dois “primeiros lugares” ao tratar mais de 100 mil pacientes e produzir mais de 50 milhões de dialisadores. O total de dialisadores produzidos atingiu a marca de 500 milhões em 2007 e subiu para um bilhão em 2013. No ano anterior, o dispositivo de diálise nº 500.000 saiu da linha de montagem da Fresenius Medical Care em Schweinfurt.

A Fresenius Medical Care está constantemente melhorando a tecnologia de diálise e apresentando conceitos de tratamento novos e inovadores. No ano de 2016, a empresa lançou a última geração de máquinas de hemodiálise, denominada 6008, que otimiza o tratamento de diálise e o realiza de forma ainda mais econômica. Em 2019, a Fresenius Medical Care lançou a máquina de diálise 4008A, desenvolvida especialmente para atender às necessidades dos países em desenvolvimento. O dispositivo oferece o mais alto padrão de tratamento da Fresenius Medical Care, ao mesmo tempo que mantém o custo para os sistemas nacionais de saúde o mais baixo possível.

O forte crescimento da Fresenius Medical Care sempre foi acompanhado por grandes aquisições estratégicas: no ano de 2006, a empresa adquiriu o Renal Care Group, a terceira maior operadora de centros de diálise nos Estados Unidos. Na sequência, em 2011, houve a compra da Liberty Dialysis, outra grande operadora de centros de diálise dos Estados Unidos. Com a aquisição da Euromedic naquele mesmo ano, a Fresenius Medical Care expandiu significativamente a sua presença na Europa Central e Oriental. Em 2019, a empresa ampliou sua presença na diálise domiciliar com a aquisição da NxStage, que ofereceu aos pacientes ainda mais opções de terapia. No ano de 2020, 12% dos pacientes da Fresenius Medical Care receberam seus tratamentos de diálise em casa.

A empresa espera que o forte crescimento continue no futuro. Até 2025, a empresa tem a expectativa de taxas compostas de crescimento anual na faixa de porcentagem de um dígito médio para receita e na faixa de porcentagem alta de um dígito para receita líquida. A Fresenius Medical Care acredita que o que até agora foi um tratamento muito fragmentado de pacientes com doença renal crônica deve ser integrado de forma muito mais estreita ao longo de todo o transcorrer da doença. Para conseguir isso, a empresa deseja fazer uso mais eficaz das competências essenciais nas áreas de produtos inovadores, operacionalidade de ambulatórios, padronização de procedimentos médicos e coordenação de pacientes.