Saltar para o conteúdo

Fisioterapia pode melhorar qualidade de vida de pacientes em diálise

A Clínica de Doentes Renais da Taquara, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, incorporou a fisioterapia supervisionada ao tratamento dos pacientes da unidade.  Essa é uma novidade comemorada por quem sofre da doença crônica, já que o protocolo do Sistema Único de Saúde não prevê esse tipo de acompanhamento complementar. 

- Moro bem perto da clínica. Antes de fazer a fisioterapia, eu ia e voltava de táxi ou andava com mais dificuldade e parava algumas vezes pelo caminho. Me sentia muito cansada. Agora vou e volto a pé. Estou bem melhor e estou praticando um hábito que sempre gostei – conta a paciente, de 63 anos. 

O atendimento integrado faz parte do protocolo das clínicas da Fresenius Medical Care, multinacional que é líder em equipamentos e serviços de diálise e gerencia cinco unidades no Rio de Janeiro, sendo responsável pelo acompanhamento de quase 5 mil pacientes. O objetivo é expandir essa atividade para outras unidades do país. 

- A fisioterapia não é obrigatória nas clínicas de diálise no Brasil. Como acreditamos no atendimento ao paciente, resolvemos implementar esse serviço por aqui. Observamos significativa melhora no ganho de massa muscular dos pacientes, e consequentemente eles conseguem se locomover melhor. Além da equipe de fisioterapia, adquirimos uma bicicleta ergométrica que pode ser usada durante as sessões. É um trabalho de médio a longo prazo, mas percebemos que eles ficam menos debilitados – diz a médica Luciana Serpa, Diretora da CDR Taquara. 

Estudo de eficiência - Pesquisa realizada em Minas Gerais e publicada no 'Brazilian Journal of Nephrology' constatou que a fisioterapia por meio de programa de exercícios físicos durante o período de diálise proporciona melhora significativa da qualidade de vida e capacidade física dos pacientes com doença renal crônica. Cinquenta e seis pacientes com a doença participaram por 16 meses de um programa de fisioterapia supervisionada. Foram observados aumento na distância percorrida em caminhada e na força muscular dos pacientes; além de redução da frequência cardíaca, respiratória e da dor.