Saltar para o conteúdo

Estudo apresenta benefícios do HighVolumeHDF®

Com o objetivo de oferecer aos pacientes as terapias mais avançadas do mercado, a Fresenius Medical Care (FME) realizou um estudo clínico sobre os benefícios que a hemodiafiltração de alto volume, também conhecida como HighVolumeHDF ®, promove no dia a dia dos pacientes. 

Coordenada pelo Dr. Roberto Pecoits Filho, pós-doutorado pelo Instituto Karolinska na Suécia, a pesquisa foi batizada de HDFIT e contou com a participação de aproximadamente 200 pacientes e 12 clínicas de diálise de diversos estados como São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina. “Este foi o maior e mais importante estudo que trata da relevância do HDF e seus benefícios”, comenta o nefrologista. Além disso, o estudo contou com diversos especialistas no board científico como o Dr. Carlos Eduardo Poli, o Dr. Américo Cuvello, a Dra. Maria Eugência Canziani e a Dra Ana Beatriz Barra.

Para Alexandre Franco, Gerente de Marketing da FME Brasil, a sensação dos envolvidos foi de missão cumprida. “A percepção foi excelente, pois foi a conclusão de um trabalho importante para os pacientes e, também, para os profissionais de saúde”. Segundo o Gerente, os resultados do estudo Hemodiafiltração na Atividade Física e Desfechos Autorreferidos de Pacientes com Doença Renal Crônica: um Estudo Controlado e Randomizado Brasileiro – HDFIT foram apresentados em 2019 em um evento realizado em São Paulo, reunindo especialistas, comunidade médica e pacientes.

Entre as evoluções notadas na pesquisa, estão a melhoria na eliminação de solutos, aumento da perspectiva do bem-estar do paciente, benefícios na realização de atividade física e no tempo de recuperação após a sessão de diálise.

Leia mais sobre HighVolumeHDF®.