Saltar para o conteúdo

Equipe de nutrição lança projeto Experimenta-Culinária Inclusiva

Em junho, a equipe de nutrição lançou o projeto Experimenta-Culinária Inclusiva, uma iniciativa que tem como objetivo desenvolver receitas próprias adaptadas aos pacientes renais. A primeira reunião aconteceu na CDR Niterói, com o apoio do Dr. Ronaldo Allão, Diretor Técnico, e do Robson Weber, Supervisor de Operações e, nessa estreia, o time reformulou pratos típicos de festa junina. A proposta é que os encontros sejam mensais.

Raquel Silva, Coordenadora Nacional de Nutrição, explica que as receitas elaboradas no projeto serão disponibilizadas a todo grupo de nutrição da rede de clínicas da Fresenius para serem divulgadas aos pacientes. “Algumas criações também serão compartilhadas nas redes sociais da empresa e, futuramente, farão parte do nosso e-book de culinária”.

Refeição saudável e saborosa

Participar da ação foi gratificante para Mariana Rodrigues, Nutricionista - CDR Vila da Penha. “Acredito na alimentação como fonte de prazer, assim, mostrar aos pacientes que é possível fazer refeições saborosas e saudáveis é sensacional. Com a iniciativa, reforçamos que ele não precisa se sentir excluído por seguir uma dieta específica, pois há como adequarmos as receitas às restrições da doença renal”.

Greicielle Silva, Nutricionista - Prorenal Tijuca, explica: “É uma oportunidade rica e incrível fazer parte desse projeto que visa levar bem-estar ao paciente através de refeições saudáveis, equilibradas, coloridas e cheias de sabor. Nosso objetivo é tornar a alimentação ainda mais prazerosas, visto que ela é resultado de diferentes práticas culturais, históricas e pessoais”.

O Experimenta-Culinária Inclusiva desmistifica a ideia de que o paciente deve fazer preparações separadas. “É possível substituirmos ingredientes e, mesmo assim, mantermos uma palatabilidade atrativa em pratos vistos como proibitivos”, afirma Deise Ventura, Nutricionista - Renalvida Campo Grande.

Valor afetivo da alimentação

Muitas vezes as comidas típicas de festas juninas são excluídas da dieta sem ser levado em consideração o seu valor afetivo, conta Jéssica Machado, Nutricionista - Prorenal Copacabana. “Adequar as receitas às restrições inerentes à DRC é uma chance também de resgatarmos e/ou incluirmos o prazer e a memória afetiva desse grupo de pacientes”.

Segundo Isis Barboza, Nutricionista - CDR Niterói, o projeto aproxima o paciente da comida de verdade, considera a sua individualidade e prova que a alimentação da pessoa com doença renal pode ser gostosa, afetiva, terapêutica e cultural.

Confira algumas receitas