Saltar para o conteúdo

Equipe de nutrição especializada em nefrologia leva qualidade de vida a pacientes renais

No mês em que é celebrado o Dia do Nutricionista, a discussão sobre alimentação e saúde renal ganha ainda mais força. O acompanhamento desse profissional é fundamental em todas as fases do tratamento dialítico. Nos estágios iniciais e intermediários da doença, as orientações nutricionais podem postergar ou até mesmo evitar a entrada nas terapias.

Raquel Silva, Coordenadora Nacional de Nutrição, explica como os hábitos alimentares inadequados podem acelerar a evolução da comorbidade nos casos onde há o diagnóstico de algum grau ou pré-disposição à doença: “Isso ocorre, pois por meio da transformação das substâncias presentes nos alimentos formam-se compostos que são eliminados pelos rins, através da urina. Assim, se as refeições são desregradas, ricas em sódio, alimentos ultraprocessados e excesso no consumo proteínas derivadas de animais, pode haver uma sobrecarga renal, ocasionando a rápida progressão da doença.

Quando o paciente está em diálise, o Nutricionista prescreve orientações com o intuito de adequar o estado nutricional e impedir o acúmulo de substâncias nocivas no sangue, tais como o fósforo e o potássio. Já no pós-transplante, o especialista é responsável por dar o direcionamento sobre os cuidados de higiene e preparo dos alimentos. “Toda precaução é válida nessa etapa, uma vez que os riscos de infecção são maiores devido à utilização de medicamentos imunossupressores”, alerta a Coordenadora.

Equipe especializada em nefrologia

A equipe de nutrição da Fresenius é composta por profissionais especializados em nefrologia que realizam, rotineiramente, ações com intuito de promoverem a educação nutricional. Um grupo qualificado e capaz de proporcionar uma melhor qualidade de vida a pacientes e familiares.

O bem-estar dos pacientes é uma das motivações de Vinícius Barbosa, Nutricionista nas clínicas Mix Park e Taguatinga, em Brasília. Há 15 anos na profissão, ele busca aprimoramento constante e conhecimento. Vinícius conta sentir orgulho e confiança nas equipes que integra.

Apaixonada pela área, Andreza Cretton, Nutricionista, atua na Clinefron há mais de uma década. Neste tempo de experiência, a profissional perpetua um dos princípios que a fez ingressar no curso de nutrição: levar qualidade de vida às pessoas através de uma alimentação saudável. Para ela, é uma honra contribuir para a saúde do paciente renal.

A Fresenius agradece pelo empenho de todos os nutricionistas que se dedicam ao bem-estar dos pacientes nas 36 clínicas da companhia espalhadas pelo país.