Saltar para o conteúdo

Entenda a Hemodiálise Pediátrica

O procedimento de limpeza e filtragem do sangue, conhecido por Hemodiálise, pode ser uma boa opção de tratamento para crianças com doença renal crônica, desde que a prescrição possa ser individualizada e que recebam um cuidado de excelência. De acordo com a condição clínica de cada paciente, a equipe médica seleciona a melhor opção de procedimento. No geral, a Hemodiálise – HD é realizada em seis sessões por semana, com duração de duas horas por dia. Para tal, é necessária uma equipe multidisciplinar composta por nefropediatra, enfermeiro especializado em pediatria, nutricionista, psicólogo, assistente social e farmacêutico.

Conheça a Clínica Samarim – referência em nefrologia pediátrica

Recém adquirida pela Fresenius Medical Care - FME, a Clínica Samarim, localizada no Hospital Samaritano, em São Paulo, é referência em nefrologia pediátrica e reconhecida por seu padrão de qualidade internacional. A unidade, que atende 40 crianças, de até cinco anos de idade, possui um técnico de enfermagem para cada dois pacientes infantis, além de contar com apoio dos pais e de voluntários nos momentos da hemodiálise. No tratamento em bebês, como a dieta é praticamente líquida, a diálise acontece todos os dias, sete sessões por semana, e, em alguns casos, com uma duração aproximada de 3h, sempre acompanhada dos responsáveis.

“A presença dos pais é fundamental para que as crianças sintam-se acolhidas e seguras. Além disso, a clínica oferece apoio e acompanhamento psicológico aos pais e aos adolescentes”, ressalta a Dra. Maria Fernanda Camargo, chefe do núcleo de Nefrologia e Transplante do Hospital Samaritano.

O Hospital Samaritano receberá, em dezembro, a 5ª recertificação pela Joint Commission International - JCI, que acontece a cada três anos. A unidade também foi avaliada por toda a fase do pré-transplante, que inclui o cuidado oferecido na hemodiálise.  

Para a Dra. Maria Camargo, ao longo destes 15 anos de certificação, a equipe aprendeu sobre a importância de trabalhar cada fase do tratamento dos pequenos para que a excelência seja uma realidade.  “Neste ano, conseguimos também a certificação do Programa de Transplante Renal Pediátrico pela JCI, sendo o primeiro certificado no mundo neste segmento”. 

Atualmente, a Clínica Samarim atende 147 pacientes crônicos e realiza mais de 3.000 procedimentos em pacientes agudos por ano.

Leia mais sobre Hemodiálise Pediátrica