Saltar para o conteúdo

Doença Renal Crônica: conheça as opções de tratamento, indicações e benefícios

A Doença Renal Crônica (DRC) é caracterizada pela perda progressiva da função dos rins. Segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), atualmente, aproximadamente 140 mil pessoas realizam tratamento nefrológico no país. Com o avanço das tecnologias médicas, as opções de terapias disponíveis contribuem cada vez mais com a sobrevida e o bem-estar dos pacientes renais. Nesta matéria, você confere quais são os tratamentos da doença renal crônica, suas indicações e benefícios.

Hemodiálise

Trata-se de um procedimento no qual o sangue do paciente é filtrado com auxílio de uma máquina de hemodiálise. No processo, o sangue retirado do vaso sanguíneo passa pelo dialisador, filtro sintético que retira as impurezas que são trocadas por difusão com um líquido chamado banho de hemodiálise. Após ser purificado pelo dispositivo, o sangue volta ao corpo do paciente. A frequência e tempo do tratamento variam de acordo com as necessidades de cada pessoa. Geralmente, é realizado por quatro horas, três vezes por semana, em um centro de nefrologia.

Diálise Peritoneal (DP)

Reconhecida pelos especialistas como a terapia que mais preserva as funções renais residuais, a modalidade utiliza a membrana peritoneal como um filtro natural que troca com uma infusão colocada na barriga. Diferente da Hemodiálise, ela é realizada em casa, oferecendo mais flexibilidade e autonomia ao paciente. O tratamento tem poucas contraindicações e seu procedimento é simples, mas requer muita disciplina e um período de treinamento.

Quem pode fazer diálise peritoneal?

Do ponto de vista médico, a DP apresenta melhor resultado às pessoas com doenças cardíacas e, também, é mais vantajosa para a população pediátrica. Para quem tem dificuldade de acessar uma clínica de diálise, a terapia também é a opção mais aconselhável.

Transplante

Indicado para pacientes que estão com insuficiência renal crônica em estágio avançado, o transplante consiste na doação de um rim saudável de uma pessoa viva ou falecida a um paciente com DRC. Para a realização do procedimento, as condições de saúde do paciente precisam ser levadas em conta. Assim, em muitos casos, o programa de diálise também se torna fundamental, pois pode preparar o paciente para a cirurgia.

Onde encontrar tratamento

A Fresenius pode apoiar você no tratamento escolhido junto ao seu nefrologista. Nas clínicas de diálise no Brasil  garantimos que cada paciente tenha acesso a todas as informações necessárias para optar entre os tratamentos disponíveis. Junto com o médico, o paciente decide por aquele que melhor se adeque às suas necessidades clínicas e ao seu estilo e momento de vida.