Saltar para o conteúdo

Diálise peritoneal é a opção de tratamento que mais preserva as funções renais

| Notícias locais

Segundo especialistas, a diálise peritoneal (DP) é a terapia renal substitutiva que mais preserva a função dos rins, fator relevante para a saúde geral dos pacientes e para o resultado do tratamento.  Realizado em ambiente domiciliar, o método utiliza a membrana peritoneal como um filtro natural e promove mais autonomia e flexibilidade ao paciente. Atualmente, mais de 20 clínicas de diálise da FME Brasil oferecem essa modalidade.

Múltiplos benefícios

Do ponto de vista médico, a DP apresenta melhores resultados às pessoas com doenças cardíacas, não necessita de acesso vascular, é a melhor opção para crianças e para aqueles que têm dificuldade de acesso a um centro nefrológico. Neste momento de pandemia, ela também favorece o distanciamento social.

Além disso, a modalidade proporciona ao paciente mais flexibilidade para trabalhar e viajar, seguir uma dieta liberal, ter mais tempo livre, desfrutar de uma melhor qualidade de vida e ter satisfação com o tratamento.

Indicação

“A maioria dos pacientes renais pode optar pela diálise peritoneal, existem poucas contraindicações. Pessoas com dificuldade de acesso vascular, cardiopatas, mobilidade reduzida, que moram longe de um centro de hemodiálise e crianças são aqueles que têm mais benefício com a terapia”, afirma Dra. Cácia Matos, Coordenadora Médica Nacional da Diálise Peritoneal da Fresenius.

Conheça os tipos de diálise peritoneal

Diálise peritoneal automatizada (DPA) – feita com auxílio de uma máquina cicladora, geralmente, durante a noite;

Dialise peritoneal ambulatorial continua (DPAC) – realizada através de trocas manuais, normalmente, durante o dia.

Acompanhamento médico e cuidados essenciais

Dra. Cácia explica que o paciente de DP é treinado pela equipe para realizar o procedimento em casa. Além disso, ele faz exames e passa por avaliação médica apenas uma vez por mês na clínica e, ainda, recebe todo suporte de enfermagem para tirar possíveis dúvidas 24h, em todos os dias da semana.

Sobre os cuidados essenciais que a terapia requer, a nefrologista destaca: “O mais importante são os cuidados com a higiene: aderência às técnicas de lavagem das mãos no momento da instalação da diálise, limpeza do ambiente onde as trocas da diálise serão feitas e a higiene pessoal. Além disso, o paciente deve seguir atentamente todas as rotinas ensinadas durante o treinamento”. Ainda de acordo com a especialista, o procedimento é simples, pode ser feito por qualquer pessoa fisicamente apta, mas requer disciplina.

Assista ao vídeo “Você conhece os benefícios da diálise peritoneal?” e saiba mais.