Pular para o conteúdo

Diálise nas Férias

Lidar com a saudade de um ente querido não é uma tarefa fácil. A espera por reencontrar um familiar, por vezes, parece interminável. Há cerca de três anos, Álvaro Canastra foi diagnosticado com doença renal. Para ele, estar nesta condição significaria o fim das viagens a Portugal, país onde o seu filho reside.

Reconhecido pela equipe médica da Clínica de Doenças Renais de Botafogo como um paciente disciplinado e envolvido com o tratamento, o militar reformado da Aeronáutica, que hoje tem 84 anos, sempre cultivou o hábito de viajar junto à sua esposa. E, com o Programa Diálise nas Férias oferecido pela Fresenius Medical Care, Canastra viu uma possibilidade de retomar aos seus roteiros.

Assim, em junho de 2019, o paciente de diálise peritoneal - DP organizou as suas malas e embarcou para Lisboa. “A viagem foi muito boa! Os produtos da Fresenius chegaram exatamente no local indicado por nós. Eles entregaram tudo direitinho. Então, em relação à FME foi excelente”, conclui.

Foram 15 dias na companhia do seu filho visitando um país pelo qual tem muito carinho. Para as sessões de DP, que eram realizadas três vezes ao dia, a família preparou um ambiente higienizado e lhe deu todo o suporte necessário. Durante o período, o paciente não precisou recorrer a nenhum centro de diálise.

Canastra conta que sem o Programa Diálise nas Férias não teria conseguido reencontrar o filho. Nesse sentido, acredita que iniciativas como essas sejam essenciais para proporcionar mais qualidade de vida aos pacientes. “Para mim, é como seu tivesse nascido novamente”, afirma.

*Os números de trocas necessárias variam para cada paciente.