Saltar para o conteúdo

Diálise Domiciliar: segurança e cuidado individualizado

| Notícias locais

A Hemodiálise Domiciliar é uma modalidade na qual todos os procedimentos referentes à diálise são realizados na casa do paciente. Essa opção proporciona mais conforto e comodidade à pessoa em tratamento renal, pois, além de não precisar se deslocar até a clínica, o paciente também conta com o suporte de um Enfermeiro Nefrologista e da sua família ou do cuidador durante as sessões.

A HD Domiciliar é recomendada para três perfis de pacientes, como explica a Dra. Fernanda Seródio, Gerente Médica Nacional Serviços Hospitalares da Fresenius: “A indicação, nesse momento, é para aqueles que passam pelo processo de reabilitação por alguma incapacidade motora temporária, possuem altos riscos de fraturas ou grandes dificuldades de deslocamento por motivos diversos”.

Sobre as assistências médica e técnica oferecidas pela Fresenius

Dra. Fernanda conta que os pacientes não precisam agendar consultas, pois a modalidade contempla visitas quinzenais de um Nefrologista, além de garantir orientações médicas à distância.

Em relação à estrutura, segundo a especialista, o suporte começa com a primeira avaliação do domicílio. “Realizamos todas as recomendações sobre as pequenas adequações necessárias para o bom funcionamento dos equipamentos. E depois, temos a supervisão da Enfermagem, um serviço técnico especializado e com protocolos bem estabelecidos”.

A logística também envolve a entrega de todos os materiais necessários para a realização da terapia de forma programada e estruturada e, ainda, o suporte técnico 24h, caso seja necessária a troca de itens com urgência.

“Estamos trabalhando muito para oferecer opções viáveis a fim de que todas as pessoas com doença renal crônica possam ter um bom tratamento. A terapia em HD domiciliar amplia a possibilidade de adaptação dos pacientes, melhorando sua qualidade de vida”, conclui.

Saiba mais sobre o nosso jeito de cuidar.

Dra. Fernanda Seródio – CRM 52.73897-2